Os erros do Espiritismo com base na Bíblia

Os erros do espiritismo com base na Biblia

Os erros do Espiritismo
“Caros leitores deste blog, a razão que me levou a publicar essa postagem foi um comentário que recebi de um espirita, longe de fazer qualquer replica pessoal mas sempre visando a SÃ doutrina que a biblia nos ensina e nos esclarece sobre doutrinas heréticas pautada em sua miope concepção da verdade, resolvi fazer uma pesquisa sobre o espiritismo, e o texto a seguir e bem esclarecedor e todo acunhado na Biblia, e uma otima reflexão para formentar a Fé CRISTÃ em Jesus Cristo, graça e paz a todos !!!”

Introdução:

O espiritismo é, sem dúvida, uma das heresias que mais cresce no mundo hoje. O Brasil, particularmente, detém o triste recorde de ser o maior reduto espiritista do mundo. O seu crescimento se dá, em grande parte devido ao fascínio que os seus ensinos exercem sobre as mentes das pessoas desprovidas do verdadeiro conhecimento, e alienadas de Deus. Alheio a Palavra de Deus, e divorciado de toda a verdade, o espiritismo tem se constituído numa espécie de “profundezas de Satanás”, pronto a tragar pessoas incautas que estão a buscar a Deus em todos os lugares e por todos os meios.

1. Origem e Desenvolvimento do Espiritismo:
A Palavra “Espiritismo” tem sua origem no vocábulo francês “espiritisme”. Uma adaptação do termo grego “Pneuma” (espírito). Sua origem faz parte da tradição de vários povos, como os egípcios, caldeus, assírios, [a Babilônia] hindus, etc. O espiritismo que hoje se expande no Brasil e no mundo nada mais é do que a continuação da necromancia e do ocultismo praticados pelos povos antigos. Sua forma moderna ,como hoje é conhecido, se deve a duas jovens norte-americanas, Margaret e Kate Fox, de Hydevile, Estado de Nova Iorque

a) O Papa do Espiritismo.

A figura de Allan Kardec é a principal dos arraiais espiritistas. Léon Hippolyte Ravail ( o verdadeiro nome de Allan Kardec), nascido em Lion, em 1804, tomou o pseudônimo de Allan Kardec por acreditar ser ele a reencarnação de um poeta celta com esse nome. Dizia ter recebido a missão de pregar uma nova religião, o que começou a fazer a 30 de abril de 1856. Um ano depois publicou O Livro dos Espíritos que muito contribuiu na propaganda espiritista.

b) Desenvolvimento no Brasil:

As manifestações de cunho espírita no Brasil são muito antigas. Ainda que não fossem conhecidas por esse nome, os índios praticavam diversos rituais de pajelança. Depois vieram os portugueses, com sua fachada cristã, mas envolvidos com a bruxaria européia. Finalmente chegaram os escravos africanos com suas tradições que continuan em estado crescente em nosso país. É muito comum encontrar católicos que praticam o espiritismo. Nominalmente são católicos, mas paralelamente são espíritas.

c) As Ramificações do Espiritismo:

As muitas e diferentes formas do espiritismo que se vêem atualmente resultam de sua adaptabilidade ao meio ambiente religioso e cultural do povo onde se encontra. Certamente faz parte das estratégias satânicas, mudar apenas o nome, mas a doutrina ou a operação continua a mesma. Podemos citar muitas nomenclaturas do espiritismo tais como: Espiritismo comum, Baixo Espiritismo, Espiritismo Científico; Espiritismo Kardecista, Espiritualismo, Quiromancia; Cartomancia; Grafologia; Hidromancia; Astrologia; Voduismo; Candomblé; Umbanda; Quimbanda; Macumba e algumas Sociedades que se dizem filosóficas, teológicas, científicas e beneficentes etc. A lista destas ramificações no Brasil é muito longa.

2. Manifestações da Espiritismo:
Temos na Bíblia a proibição de várias formas de espiritismo. Como já enfocamos, as nações dos tempos bíblicos eram dadas a essas práticas, inclusive com sacrifícios humanos. Entre eles o sacrifício de crianças, que lamentavelmente até o povo de Deus havia entrado por esse desvio.

a) Adivinhação e prognosticação:

Adivinhação, ou prognosticação, consiste em predizer eventos futuros ou descobrir coisas secretas por meio de comunicação direta, ou ser por sinais ou agouros. A curiosidade humana leva muitos a consultar sobre sua sorte, porém recordemos que a Bíblia condena severamente a adivinhação e prognosticação. Deus as proíbe e as classifica entre as abominações pagãs: (Lv 19.26,31;22.23,26,27). O castigo [para os seus praticantes] era a morte. Adendo: Outros meios modernos de adivinhar são: jogar cartas de baralho e ver como caem; “ler” as folhas de chá no fundo da xícara; o uso da tábua de Ouija; ler a sorte na palma da mão do cliente (isto se chama quiromancia). A astrologia, embora não esteja ligada diretamente ao espiritismo, representa outra forma de adivinhação.

b) A Ventriloquia:

A ventriloquia, segundo o dicionário, é a arte de modificar a voz de maneira que pareça vir de longe e de imitar a de outras pessoas ou diversos sons. Esta arte, praticada legitimamente no mundo do entretenimento, tem servido também a alguns charlatões ou farsantes no espiritismo para explorar sua clientela. Os demônios são espíritos enganadores. Antigamente falavam mentiras através dos falsos profetas. Continuam esta atividade hoje em dia, e isto é um dos sinais proféticos que se caracterizam os últimos dias. ! Rs 22.12, 19-23; 1 Tm 4.1. Deus permite que os espíritos mentirosos enganem aos que não querem receber a verdade ( 2 Ts 2.9-12). Adverte ao seu povo que não creia em todos os espíritos ( 1 Jo 4.1-3).

c) A Magia .

A magia se define como a arte que ensina fazer coisas admiráveis. O dicionário faz diferença entre magia branca e magia negra. Chama de branca aquela que faz uso de meios naturais e negra a que se pratica por intermédio de um pacto com o diabo. Quer dizer, a magia branca vem a ser as artimanhas dos prestidigitadores e coisas desse estilo para entreter o público, enquanto a negra é a nigromancia. A magia era praticada nas religiões pagãs nos tempos bíblicos. Recordemos como os magos de Faraó imitaram os milagres de Moisés ( Ex 7.11). Houve magos nos tempos de José (Gn 41,18), veja também Dn 4.7; At 8.9-24; 13.6-12.

3. O Espiritismo e sua natureza doutrinária:

As doutrinas dos vários grupos são tão diferentes que é impossível definir a todas. No “baixo espiritismo” da magia negra fazem pacto com o diabo e proferem obscenidades e blasfêmias contra Deus. Consideramos aqui somente as doutrinas dos grupos mais “refinados” e em particular a “Declaração de Princípios” adotada pela Associação Nacional de Centros Espíritas.

a) Sobre a Bíblia:

Não reconhecem a Bíblia como autoridade de fé ou doutrina. Baseiam sua doutrina nas “revelações”. Na obra O ABC do Espiritismo, citam a pergunta: “Não se baseia a Bíblia no Espiritismo?” e respondem: “Não! O espiritismo não depende de nenhuma revelação anterior para suas credenciais e provas.” Para os cristãos é pura balfêmia o fato de colocar as revelações contraditórias do espiritismo no mesmo nível da infalível Palavra de Deus. Temos evidências sobejas para depender somente da Revelação Bíblica na própria Bíblia. (2 Pe 1.19-21; 1 Tm 4.1,2; 2 Ts 2.3,4; Jd v.3,4; 2 Tm 3.5 etc.).

b) Doutrina sobre Deus:

O Manual Espírita declara: “Cremos na inteligência infinita…. Por isso expressamos nossa crença em um Poder Supremo, impessoal, presente em todo lugar, manifestando-se como vida através de todas as formas organizadas da matéria, chamado por alguns, Deus, por outros, espírito, e pelos espíritas, Inteligência Infinita”. Nós, os evangélicos, cremos que Deus é um ser pessoal que possui inteligência infinita, e que tem interesse por cada um de nós. ( Jo 3.16). Ele nos ama. A Bíblia inteira o prova!. Russel Spittler disse: “Os espíritas substituem o próprio Deus por um de seus atributos. Fazem caso omisso a todos os outros atributos…” .

c) Doutrina de Jesus Cristo:

Os espíritas crêem que Jesus foi o melhor mestre, exemplo e médium que o mundo jamais conheceu. Crêem na divindade de Cristo no mesmo sentido em que crêem na divindade de todo ser humano. Não os reconhecem como divino em sentido único. Rejeitam a doutrina da Trindade. Crêem que Jesus foi um dos vários salvadores vindos ao mundo…. Nós, cristãos, cremos que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens ( 1 Tm 2.5; At 4.12; Jo 14.6). O unigênito filho de Deus, eterno e coexistente com o Pai. A maioria de seus milagres eram feitos em plena luz do dia, ao ar livre, e não por invocar um “controle”.

4. Outros erros doutrinários:

Geralmente as seitas justificam seus erros doutrinários com outras fontes além da Bíblia. Essas fontes são tidas como referênciais doutrinários acima da Bíblia que normalmente são os escritos de seus líderes. A Palavra de Deus é muito pesada para eles; exige renúncia do pecado, de si mesmo e muita humildade. Dessa maneira usam também a Bíblia para dizer aquilo que a Bíblia não diz. São Mestres na falsificação ( 1 Tm 4.1).

a) A doutrina do Espírito Santo:

Alguns grupos de espíritas falam muito no Espírito Santo. Dizem que ele os inspira e que opera através deles. Adaptam sua maneira de falar à terminologia bíblica, porém não crêem na Trindade. Dizem que tal crença é absurda. O Espírito Santo é somente outro nome para a Inteligência Infinita, o princípio divino que habita todos o universo. Segundo as Escrituras, o Espírito Santo é Deus. Cristo falava do Espírito Santo como uma pessoa co-igual ao Pai e enviado por ele. O Espírito Santo intercede por nós (Rm 8.26,27), nos instrui, é nosso consolador, e se entristece. Enfim, mostra muitos atributos de uma pessoa que um princípio impessoal não possui ( Jo 14.16,26; 16.7,8,13-15; Ef 4.30).

b) Doutrina do pecado e da expiação:

A. J. Davis, o “João Batista do Espiritismo”, combate vigorosamente a idéia da expiação e diz que é de tendência imoral. A. Conan Doyle dia que nunca houve evidência da queda do homem. Todavia reconhecem a existência do mal e crêem que existe uma espécie de purgatório para os espíritos das trevas. Este consiste nas duas esferas espirituais mais baixas das sete que rodeiam nossa terra. Os textos já citados em parágrafos anteriores, mostram base escriturísticas para a doutrina da expiação. (1 Co 15.21,22; Rm 5.12).

c) Doutrina da salvação:

Defendem que é por meio das obras através dos anos que as almas podem ir progredindo das regiões escuras para as esferas de luz. Com o tempo todas chegam às esferas superiores. Não existe nem o inferno que é descrito na Bíblia, nem o céu dos cristãos. O Homem é salvo por meio de suas obras. Para sustentar essa falsa doutrina defendem a reencarnação, torcendo textos bíblicos como Jo 3.3 e defendem que João Batista é a reencarnação do Profeta Elias. A Bíblia ensina que nossa salvação não é pelas obras para que ninguém se glorie, mas é tudo pela graça de Deus ( Ef 2.8,9; Rm 6.23; Jo 3.16; 2 Co 5.21; Tt 3.5).

Conclusão:

O aumento do espiritismo e da atividade demoníaca que se observa hoje em dia é um dos sinais dos últimos tempos. Para combater esse crescente satanismo, a Igreja deve se posicionar, renovando sua disposição para o estudo sistemático da Palavra de Deus, incentivando as crianças jovens e adultos, enfim toda a Igreja a se comprometer com a Escola Dominical e estudos doutrinários. Esse conhecimento que vem através do estudo da Palavra é a melhor arma para se refutar uma doutrina falsa, principalmente o espiritismo com todas as suas ramificações. O Espírito Santo lhe capacitará para isso.

Questionário:

1. Cite algumas ramificações do Espiritismo?
R: Espiritismo Comum; Baixo Espiritismo; Espiritismo Científico; Espiritismo Kardecista; Quiromancia; Cartomancia; Grafologia , Macumba etc.

2. Cita algumas manifestações do Espiritismo conforme a revista?
R: Adivinhação e prognosticação; ventriloquia; magia etc.

3. O que diz o Espiritismo sobre a Bíblia?
R: Não a reconhecem como autoridade de fé e doutrina.

4. O que diz o Espiritismo sobre Jesus Cristo?
R: Crêem que foi um grande Médium e Mestre.

5. Cite referências Bíblicas que combatem a doutrina dos espíritas sobre as obras.
R: Ef 2.8; Rm 6.23; Jo 3.16; 2 Co 5.21 etc.

6. Que se atribui o aumento do espiritismo no Brasil?
R: Ao crescimento do satanismo.

SUPRIMENTO :

Introdução geral: Seita: O Espiritismo.

Organização: A assembléia Geral Internacional de Espíritas procura unificar as várias organizações e os grupos independentes. Existem muitos grupos diferentes com grandes variedades de crenças.

Origem: Observa-se através dos tempos bíblicos, porém, a forma moderna assinala o ano de 1848 como sua origem.

Autoridade: As revelações recebidas dos espíritos através de médiuns. Os escritos de A . J. Davis, A . Conan Doyle, Allan Kardec , e outros.

Teologia: Adapta-se segundo o ambiente religioso onde se encontra, desde o animismo de povos primitivos, ou o misticismo oriental, até formas que se chamam cristãs. Panteístas.

Atração Especial: Conhecimento da vida de além-túmulo. Consolo em comunicar-se com os familiares defuntos. Cura para os enfermos. Manifestação de poder espiritual.

Suprimento Para Introdução da Lição ou ao texto correspondente:

Desde tempos imemoriais Satanás tem tentado imitar a obra de Deus e para isso, esse adversário organiza sua própria Igreja, seu corpo, por meio do qual pode operar o espírito diabólico. Limita a obra de Deus por meio de espíritos enganadores. Falsifica os dons do Espírito Santo. Aparenta dar bênçãos ao povo, porém estas se tornam em maldições e tragédias. Até mostra na Bíblia os textos referentes à obra legitima de Deus para procurar defender a falsificação que ele oferece. Tudo isso tem duplo efeito: 1o Atrai alguns para o Espiritismo. 2o Afugenta outros da manifestação do poder de Deus porque a confundem com a imitação satânica.

Suprimento Para o Tópico Manifestações do Espiritismo:

A Necromancia: A necromancia se refere à comunicação com os mortos e à revelação por este meio de mistério e eventos futuros. As vezes chamam também de “nigromancia” que significa “magia negra”. Essa prática sempre foi condenada por Deus. (Dt 18.10-12; Is 8.19) etc.

A feitiçaria e a bruxaria: Já vimos vários textos bíblicos sobre a feitiçaria. Entre o povo de Israel era castigada com a morte. O Novo Testamento ensina que no céu não há lugar para feiticeiros. Sua parte será no lago de fogo ( Ex 22.18; Ap 21.8;22.15). A bruxaria é considerada como a forma mais baixa do espiritismo. É trabalhar com espíritos imundos, “das trevas”, que somente querem fazer mal aos seres humanos.

Há muitos tipos de feitiço. Quantas mocinhas acodem a feiticeiro, ou feiticeira, para que seus encantamentos lhe consigam o amor de determinados jovens! E quantas mulheres abandonadas por seus esposos vão buscar vingança sobre “a outra mulher” que lhes tirou o marido! As vezes o bruxo trabalha com uma bonequinha que representa o inimigo do cliente, colocando-lhe alfinetes nas partes do corpo que devam ser afetadas pela maldição. As vezes emprega o retrato da pessoa, ou uma peça de seu vestuário ou qualquer objeto de seu uso ou de sua pessoa, como as aparas de suas unhas ou de seu cabelo. Etc. Os instrumentos de feitiçarias são abundantes para fazer o mal.

Suprimento extra: Com freqüência os espíritos se apresentam como personagens que conseguiram êxito em outra época e agora se põem à disposição para dar conselhos em sua especialidade. Lemos no Novo Testamento acerca de demônios que possuíam as pessoas e falavam por intermédio delas coisas alheias ao conhecimento do possesso ( Atos 16.16-18; Mc 5.2-12).

Suprimento para Conclusão:
Suprimento: Os espíritas negam a verdade a respeito de todos os grandes ensinamentos [de Cristo, na Bíblia], como o pecado, a redenção, a ressurreição e a segunda vinda . Se ele estava enganado a respeito de todos seus ensinos fundamentais, como pode ter sido o melhor médium espírita que o mundo já conheceu? Negam a encarnação divina, a ressurreição corpórea de Cristo e a sua ascensão e regresso em forma pessoal. Dizem que ressuscitou somente seu espírito e ascendeu à Sexta esfera espiritual. [Mas a Bíblia ensina que] A base fundamental do evangelho é a divindade de Cristo, seu sacrifício vicário por nossos pecados, sua ressurreição corporal dos mortos e seu regresso visível para levar-nos ao lar que foi preparar para os seus ( Jo 1.1-4, 14: Mt 1.18-23; Jo 3.14-21;Is 53.1-12; 1 Co 15.1-8;14.23;Jo 14.1-6;Lc 24.36-48: At 1.9-11: Mt 24.23,27-31; 1 Ts 4.16-17).

Como tratar com os Espíritas:

Ponto de contato: Os espíritas dizem que Jesus foi o melhor médium que jamais viveu, que veio da Sexta esfera espiritual para ensinar o caminho aos homens. Seria bom usar um Novo Testamento com as palavras de Jesus sublinhadas em vermelho para emprestar aos espíritas. Assim poderão aprender mais do caminho que Jesus traçou para nossa salvação.

Testemunho e a oração: Aos que vivem em constantes temor dos espíritos maus, o testemunho da paz e da libertação do temor é de muita importância. O gozo do Senhor na vida diária do cristão é algo poderoso. Procure conseguir que o acompanhe aos cultos. Ore muito pelos amigos espíritas, recordando que a nossa luta não é contra as pessoas, mas contra os dominadores deste mundo tenebroso, mas contra os “principados e potestades “, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. ( Ef 6.12,13). Lembre-se sempre que o Espírito Santo é mais poderoso que todos os espíritos enganadores de Satanás. É importante estamos cheios do Espírito Santo para combater as forças diabólicas. Etc.
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ )

Veja mais matérias interessantes de onde este post foi tirado: http://amigodcristo.blogspot.com/2009/08/os-erros-do-espiritsmo-com-base-na.html

adriloaz.espiritismo

About these ads

142 Respostas para “Os erros do Espiritismo com base na Bíblia

  1. engraçado ,os espiritos estão reencarnando cada vez pior…

    bem, NA BIBLIA ESTÁ ESCRITO QUE PIORAR CADA VEZ MAIS,MAIS QUAL FOI SUA PROMESSA PARA SEU POVO??? ESPIRITISMO É IGUAL CIÊNCIA” NUNCA SERÁ EXATA!!! MAIS A PALAVRA DE DEUS É VERDADEIRA E EXATA ESPEREM PARA VER,TEMOS TUDO QUE PRECISAMOS NELA.AGORA É MAIS FACIL ACREDITAR EM UM HOMEM QUE TROCOU SEU NOME POR “ACHAR” QUE ERA REENCARNAÇÃO DE UM POETA ,SE ELE SÓ ACHAVA NÉM TINHA CERTEZA COMO TINHA CERTEZA DO QUE ESCREVEU? CADA VEZ SURGE MAIS COISAS PARA VENDAR OS OLHOS DOS HOMENS ! SE O HOMEM A CACHACEIRO HJ E BATE NA MULHER NA PROXIMA ELE TERÁ NOJO DE BEBIDA E VAI APANHAR DA MULHER…KKKKKKK

    MEU DEUS JESUS CURA E LIBERTA MUITOS ATÉ HJ FAZ TRANFORMAÇÕES AQUI NO PRESENTE!

    NÃO EM REENCARNAÇÕES!!!

    SÓ ADMIRO A SUAS CARIDADES!

  2. Vejamos uma coisa; ” você está doente e vai ao médico e ele lhe prescreve PREDNISONA, você desconfiado resolve procurar um segundo médico que confirma seu diagnóstico e lhe prescreve PREDSIN. Qual o remédio mais indicado? o primeiro ou o segundo? os dois, pois o principio ativo é o mesmo, um foi indicação do principio ativo o outro indicado pelo nome do laboratório, qual fará mais efeito? os dois, depende de você para o efeito ser eficaz, depende de você tomar de acordo com a receita.
    Bem religião é a mesma coisa, temos várias denominações, com formas diferentes de atuação, segundo a evolução espiritual do participante, e para que a religião surta o efeito é necessário apenas cumprir um requisito básico, ao amar ao próximo como a si mesmo, como podemos dizer qual a denominação que serve a CRISTO, se ainda existe rivalidade religiosa ente os irmãos?!
    Acredito que devemos seguir o que o nosso coração e nosso entendimento nos orienta, que façamos o bem, sejamos pessoas do bem, amparemos os caídos e acima de tudo Amarmos a Deus e aos nossos semelhantes como um irmão.
    PAZ RELIGIOSA É O QUE JESUS PREGOU!
    ELE MESMO PERDOOU MADALENA E AINDA DISSE
    ” AQUELE QUE NUNCA PECOU ATIRE A PRIMEIRA PEDRA”

    Religião meus queridos irmãos é remédio para a alma, deixe que cada qual se cure do seu mal, segundo seu entendimento, não nos tornemos pedra de tropeço, só procura uma denominação quem está doente.

    PAZ NO MUNDO, PAZ RELIGIOSA.

  3. Houve uma tremenda confusão nesse texto totalmente equivocado, mistura espiritismo com espiritualismo, africanismo, misticismo e coloca como se fosse uma coisa só. Irmão, tome cuidado com o que escreve pois há muitas mentes frágreis que podem acreditar que tudo isso ai é Espiritismo, e não é. O espírita é cristão e não acredita em satanás, acredita em Deus. Ele é único, infinitamente justo e bom e não tem adversários. Se você prefere acreditar em demônio, tudo bem, nós, espíritas, preferimos acreditar em Deus, mas, como Jesus nos ensinou, respeitamos o próximo como nós gostariamos que nos respeitassem e, por isso, você pode acreditar no que quiser, que nós respeitamos a sua cresça. Por favor, haja como cristão e respeite a nossa. Deixe o julgamento nas mãos de Deus.
    Muita luz e paz, meu irmão.

  4. todos somos irmaos perante Deus! A Bíblia é a base do espiritismo, no livro O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO isso fika claro! Isso pq um homem um dia pegou a Bíblia, leu, e retorceu oq estava escrito para q se moldasse a sua teoria! Akela história d q várias pessoas no mundo receberam a mesma “revelaçao” nao passou apenas d demonios levando a mesma historia as certas pessoas… Na Bíblia existem muitos versículos q provam q o único espirito q existe msm, é o Espírito Santo de Deus! Então, me explica isso!

  5. Tu estás provando que não sabes nada sobre o Espiritismo Kardecista e que não procurou saber antes de escrever este artigo discriminador que tem como base sua fé cega no que te impuseram desde cedo. Eu não, creio por que entendo o que o Espiritismo diz e ele diz que Deus é tão justo que nos dá a oportunidade renascer quantas vezes forem necessário para eu poder chegar até o nosso guia e modelo INDISCUTIVELMENTE: JESUS. Vá estudar! Você ainda tem muito a aprender.

  6. Senhores,deveriam ler as obras básicas para melhor se esclarecerem!
    As religiões em geral foram inspiradas por seres humanos … a doutrina da verdade foi ditada por vários espíritos em vários lugares no planeta e pregam o que ensinou Jesus,o amor e a caridade em primeiro lugar! Não se preocupem haverá um tempo não muito distante em que todos irão se instruir… Valeu!

  7. vejo um bando de pessoas ingu inorantes e sem respeito um pelo outro se o humano faz o bem para com seu irmão então este e de Deus indiferente o rotulo que tem ,respeitemos o livre arbítrio do outro para que possamos ser respeitados.

    • ruth,se é esse mesmo seu nome,pq sei lá vai que vc se deu esse nome por se achar reencarnação de outra ruth ai, bem eu acho que sou a reencarnação de Adolf Hitler …

  8. Na moral, ta mt feio essas reclamações de vcs. Eu vou dizer uma coisa, Bíblia é a única fonte 100% certa, tem relatos de coisas que estão afontecendo HOJE em dia. Eu qro saber em q livro espírita vcs encontram essa certeza. Deus em momento nenhum se mostrou pra vcs (tenho ceeteza disso) e vcs estão discutindo e falando simplesmente q a Bíblia nn ta certa pq é antiga. Se vcs nn acreditam só pq é antiga, entao pq acreditam em Deus q nunca se mostrou p vcs? tudo oq está no post é certo e só acredita qm crê realmente. Mas se vcs querem ver para crê, blz. Sinto muito mas nn existe reencarnação e o próximo passo após a morte é o juízo.

    • Bíblia é a única fonte 100% certa? Então porque todo mundo lê trechos isolados da Bíblia? Perdi a conta de quantos coisas escrevi aqui e não obtenho resposta. A bíblia tem coisas maravilhosas tais como amar ao próximo, fazer caridade, mas também tem trechos tais como matar apedrejado seu filho desobediente, matar apedrejada uma mulher que cometer adultério, tais coisas parecem que são apagadas do cérebro das pessoas que lêem a bíblia. Deus deu inteligência pra todo mundo questionar as coisas, será se ninguém enquanto estudante não questionava seus professores na escola? Qual a diferença em questionar coisas óbvias que são erros mais que gritantes. Deus é grandioso demais pra ficar “chateado” pelo fato de dizermos coisas simples, que mudariam tantas coisas, por exemplo: “Por que”? Ninguém precisa ter medo de perguntar, comecem a perguntar seus líderes religiosos, ao invés de só ouvir. É simples: “Padre (ou pastor ou o que for), como foi o dilúvio? Como foi que Jonas ficou 3 dias dentro de um peixe? Caim e Abel? De onde apareceram as outras pessoas?” Isso não é pecado gente, pelo amor de Deus, é simplesmente querer evoluir, se desenvolver, como que o homem mais importante que já pisou nesse planeta, simplesmente devemos ouvir sua história de gente que tem dúvidas como nós? Perguntar não faz mal à ninguém.

    • JULI oque separa nós deles é a fé,nós temos eles não,preferem questionar do q sentir,nunca vimos nunca ouvimos mas sentimos,DEUS plantou em cada coração o anseio pela vida eterna, e o inimigo conhece a biblia mais que qlqr um tanto que tentou JESUS com as palavras da biblia!!!

      assim são esses bando de loucos que pegam pedaços da biblia e negam o resto!

  9. ja fui espirita mais gracas ao senhor Jesus hoje estou liberto, pois conheci a verdade e ela me libertou. Leiam a biblia, e nao livros feitos por homems.

    • amigo a biblia foi escrita por homens e 80 anos apos a morte de jesus. se vc ja foi mesmo espirita kardecista, sabe que nem tudo que esta escrito na biblia é a logica da verdade, exemplo a sbmissão da mulher a seu esposo, ou a condenação ao “inferno” a pessoa que comete um crime, será que DEUS criaria um espirito para ser condenado, pois DEUS ja tem a vida de cada um escrita no seu livro da vida.

      • ta certo camarada, ai ele que cometeu o crime reencarna melhor u poquim e depois melhor e melhor até ganhar o green card!!!

        ok!

        me responde pq o mundo esta cada vez pior???
        se esse crime for com algum parente seu vc vai se confortar em saber que seu parente vai voltar???
        e criminoso vc leva uma maçã para ele na cadeia!!

        DEUS ATRAVEZ DAS PALAVRAS TRANSFORMA AS PESSOAS AKI NO PRESENTE!!!

        EU ME DROGAVA ,SERÁ QUE PRECISARIA REENCARNAR PARA MELHORAR E TER NOJO DE DROGAS???

        DEUS ME LIBERTOU,P ORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

    • Uai, e a Bíblia foi escrita por quem?

  10. Jesus, pediu para que nos amassemos como ele nos amou. Todos nós somos filhos de Deus, por isso irmãos. Opção sexual, orientação religiosa, etnia, posição social, não podem ser barreira para nos amar. O espiritismo é o cristianismo na sua pureza, mas hoje em dia cada um tem sua importancia na sociedade.

    • Com certeza mais Deus diz que ama o pecador mais odeia o pecado, ou seja Deus ama o pecador que quer se arrepender dos pecados,e quer viver em santidade ,e odeia toda pratica de pecado e todo pecador que não quer se arrepender.Leia em apocalipse 21:8
      Não vão herdar o ceu ,
      Os medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
      Procure ler todos os capitulos do estudo acima pra que vc entenda melhor a vontade de Deus.
      Que a paz do senhor Jesus seja em sua vida.

  11. Fernando Longo

    É, meus amigos… Essa pessoa é um analfabeto em relação a doutrina espírita.
    Ou então, a negação da doutrina espirita é uma forma de não se comprometer com seus erros. É mais fácil buscar uma teoria que não exponha seus defeitos.

  12. PRIMEIRO: A BIBLIA CONDENA A NECROMANCIA E O VERDADEIRO ESPIRITISMO NÃO PREGA COMUNICAÇÃO COM MORTOS, ATÉ PORQUE, NESTA DOUTRINA NÃO SE ACREDITA NA MORTE. SEGUNDO: NÃO SE ENVOCA ESPÍRITOS NO ESPIRITISMO E SIM OS ESPÍRITOS QUE SE COMUNICAM, FATO OCORRIDO COM MUITA FREQUENCIA NA BIBLIA. TERCEIRO: VEJO QUE O AUTOR NÃO TEM MUITO CONHECIMENTO SOBRE A DOUTRINA ESPÍRITA CODIFICADA POR KARDEC E NEM SOBRE AS PRIMEIRAS VERSÕES DA BIBLIA, SUGIRO PESQUISAR MAIS.
    IRMÃO, CUIDADO COM O JULGO!!! RELIGIÃO PODE VIRAR UMA PRISÃO EM MENTES MAL ORIENTADAS! ABRAÇOS FRATERNOS!

  13. Cristo deixou-se crcificar-se por obediência ao Pai,para nos salvar, levou consigo os nossos pecados, resurgiu após morto no mesmo corpo e foi para glória ficar ao lado de seu pai. Para aceitarmos a Cristo temos que entender o seu amor por nós e desenvolvermos um relacionamento com ele e conseguir penetrar em seus pensamentos para conosco. Se somos salvos por meio de reencarnações pra q serviu o sacrifício de Cristo na cruz?

    • Meu caro tambem tinha essa pergunta, porem hoje entendo que a crucificação se deu como forma de ensinar as pessoas daquela época o significado do perdão entre outros belos ensinamentos que jesus nos deixou. Pensar que jesus lavou nossos pecados é um tanto pretencioso, pois como fica as pessoas que não haviam nascido, e como fica as que haviam morrido…, entendo que não devemos nos ater ao sofrimento do corpo da mataria, e sim entender o siginificado do ato. é meu entendimento.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Jesus não levou nossos pecados porque isso não seria justo. Deus condenaria Jesus, pureza absoluta, pelo pecados que nós fizemos? Não. Jesus nos deu o exemplo de que devemos nos sacrificar por sua doutrina de amor e caridade. Devemos sofrer para alcançar essa doutrina. Cara irmã, Jesus não salvou nem salva ninguém, nós é que nos salvamos, essa é a justiça de Deus.

  14. Sabemos que Deus nosso pai celestial por ser infinitamente justo e bom perdoa os ignorantes, assim, não vou criticar seu post apenas vou lamentar por tamanha falta de conhecimento.

  15. Era assim que os Judeus classificavam a Jesus: De demoniado…
    Que Deus possa iluminar o teu caminho tua maneira de ter fé e razão e estendendo a fé na razão. Cito um trecho: Que pela fruto é que se conhece a arvore.
    Amemo-nos estar contido neste dizer que devemos amar uns aos outros como amamos nós mesmo e a Deus sobre as coisas. Amemo-nos não quer atire a primeira pedra aquele que não tiver pecados. Por que o mal carater estar no homem que ainda não humilde, não é manso e nem pacífico. Que os irmãos espirita continuem seu trabalho belo de ampara a todos os necessitados para aquele que estendem a mão e que Deus nosso Pai que tudo no Universso possa nos dar paciência a tamanha desumanidade e tamanha falsa interpletação nos ensinamentos do Mestre Jesus.
    Pai Perdoa-lhes eles não sabem o que fazem.
    Amém!

    • joseabraaojose

      Vejo espiritas usarem o nome de “Deus” em algumas questão, mas na maioria das “vezes” criticam-no por ser Ele um Deus de “Justiça”, mas tudo bem. Vamos la…coisas que não fazem sentido na doutrina espirita, tais como: Quem foi “Caim” antes de nascer, sendo que Deus criou Homem e mulher? onde caim viveu antes, para reencarnar?. Outro erro gravíssimo dos espiritas, é não consultarem a Bíblia em sua escrita original, exemplo: João 3.3…” se não nascer de novo..”. O verbo “nascer” no hebraico é “Yalad” e no grego é “Genna” ambos falam sobre o nascimento de uma criança ( por isso a pergunta de Nicodemos no vs 4.). O que ele não entende é o ” novo” que no grego é ” anothed” que quer dizer ” de cima/ do alto”… O novo nascimento aqui é “Transformação Espiritual” mudança de atitude, enfim….Outra coisa sem base, na transfiguração, quem a aparece é “Elias”, nada demais, mas no livros do espiritas diz: “O espirito mantem a forma do ultimo ser reencarnado” ( nesse caso deveria ser ade João batista). Na transfiguração, joão já estava morto por ordem de “Herodes” então deveria ele ter aparecido no lugar de “Elias” no monte das Oliveiras, por que sera que isso não aconteceu? Simples, ele não era a reencarnação de “Elias”. Dizem os espiritas, que “Moisés” não proibiu a pratica da consulta aos mortos, ele apenas regularizou para que não houvesse exageros, temos um problema nessa afirmação, basta vermos esse versículo: Deuteronômio 18:10-11 – Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos
      so essa parte: “*Deuteronômio 18:10-11 – Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha..”
      Bem então ai quer dizer que podia matar os filhos queimados só que moisés apenas pediu que não fizessem isso de forma exagerada. Que falta de noção do “espiritismo”. É tanta coisa que minha mente dói em pensar, mas acho que essas ja nos esclarece alguma coisa…outra coisa, ja perceberam que o espirito sempre fala de algo do “passado” tipo, crime tal, que aconteceu com tal, em tal lugar, no passado? e que esses “supostos” entes queridos sempre falam a mesma coisa tipo: estou num lugar ótimo, sinto saudades de fulano e de sicano..” Ué se já esta bem de “morte” para que reencarnar? ou coisa, considerando que o espirito busca a perfeição, então a população deveria “diminuir” e não aumentar, ja que um espirito que consegue isso não precisa reencarnar, 1 cidadão a menos no mundo. É so isso! caso eu lembre de mais coias eu posto te mais!

      • meu pensamento a respeito… quem foi cain, provavelmente um espirito, mas lhe pergunto como Adão, Eva e seus filhos povoaram o mundo…se pesquisar na bíblia em genises fala que quando cain foi expulso se junto a sua esposa. que esposa é essa se adão e eva tiveram dois filhos homens. a forma a que o espirito mantem é sua moral, logico que não se pode voltar com a mesma forma, até por que a nova vida é para evolução, onde se deve passar por todas as provações necessarias. na parte de moises vc se ateve a parte figurativa e não a real, entendo que moises usou do que podia para orientar um povo sem conhecimento, tanto que permitia um homem ter mais de uma mulher, e vindo jesus, isso se mostrou contrario a nova ordem onde o homem se unira a sua mulher e será uma só carne. por a questão da reencarnação, é para evolução moral do individuo, sendo esta tantas vezes quanto for necessaria, e considerando a atual moral da sociedade acredito que será muitas vezes, até chegar perto do que foi jesus. basta ver a vida de jesus e tentar praticar, quem consegue ser puro de coração, perdoar, ajudar ao proximo, doar seu tempo….o processo de evolução não é contado em tempo ou numenro, depende do quanto o ser pode apreender e quanto falta.

        • CADA VEZ MAIS O DDIABO SE GLORIFICA ATRAVÉS DE VCS,PQ SEU OBJETIVO E VENDAR SEUS OLHOS PARA QUE NÃO GLORIQUE JESUS E SIM A ELE!!!

          SEU ANIMAL!!!

    • Sim que eles possam continuar a ajudar o proximo sim , mas não é isso que vai os salvar, tem que nascer das aguas do espirito santo e viver em santidade, e deixar essa pratica de espiritismo de lado.

  16. Amai a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo, como a si mesmo…

    A Biblia é um livro com mais de 2 mil anos, traduzido e reescrito milhares de vezes. Não deveria ser fonte de doutrina para ninguém.

    • dasilva leite de araújo

      Querida noelle vc fala que a biblia tem centenas de anos e foi escrita desenas de vezes eu concordo com essa opnião,mais vc poderia mim falar porque Deus fala com minha alma por essas escritas tão velhas?
      fica com a santa paz de Deus.

  17. Definitivamente, para alguém com o mínimo de conhecimento REAL sobre o espiritismo, o que vc fala aqui é de uma atrocidade tão gigantesca que chega a dar vergonha por vc. Argumente contra. A discussão é sempre produtiva, mas por favor, argumente usando informações corretas.

  18. Sempre haverá esse argumento: falta de conhecimento. Tanto os espiritas pensam isso sobre os evangélicos e vice e versa.
    Sempre procurei um caminho espiritual para seguir, sou uma pessoa espiritual. Pude conhecer a doutrina espirita através de uma grande amiga de infância, ou seja, como criança que era e sem preconceitos, ainda sim escolhi a verdade da Bíblia. Sempre busquei a verdade, e continuo buscando, é muito fácil encontrá-la, está na Bíblia. Não distorço nada que dentro dela há, leio, estudo, busco orientação, tem que fazer sentido, foi assim que me tornei evangélica.
    Creio que depois desta vida só existe uma. Aquela que reflitirá nosso caminho aqui na terra. Não teremos outras e outras vidas, mesmo porque, olhem para o pasado, comtemplem o presente e não será dificil imaginar o futuro, ai entao se respondam: Vocês vão querer voltar para esta terra?

    A paz de Deus a todos!

  19. Carlos Alberto Prado

    Meu caro, estudo teologia, história das religiões há mais de 20 anos e te digo que não pertenço a NENHUMA delas.Fui obrigado a parar de ler seu artigo, que de sério não há nada, pois nem consultar fontes históricas você o fez com competência. Apesar de nunca ter sido kardecista, venho fazer meu protesto na qualidade de professor de História, pois há distorções de fatos aqui. Eu gostaria apenas que você me citasse a fonte em que Kardec “Dizia ter recebido a missão de pregar uma nova religião”. Depois disso poderemos continuar a discutir sobre o tema, pois, sem isso, fica impossível dialogar com quem manipula informações. Antes de estudar religiões, falo como estudioso de HISTÓRIA, e a HISTÓRIA aqui está bem distorcida.

  20. Cada um prossiga naquilo que acredite ser o bem! Vamos parar de discussões levianas. Ninguém precisa provar a ninguém quem está mais certo. Isso é vaidade. Orgulhem-se do caminho reto, de fazer o bem e não de provar quem está certo. Estão certos todos aqueles que querem o bem do próximo como o seuu próximo. Jesus disse que as lições estão escritas na consciência de cada um, para evitar discussões tolas como essas. Assim, todos, independente de religião, estão abençoados com a capacidade de se desenvolverem no bem.
    Fiquem com Deus.

    • Até que enfim eu li algo que salvasse, e também o comentário anterior do Sr. Carlos Alberto Prado.
      Quando uma pessoa tenta submeter a outra com suas ideias sem conhecimento adequado, não podemos dizer se algo é bom ou ruim, se não tivemos o mínimo de vivência, pois no centro onde frequento, nunca vi sequer alguém dizer qualquer palavra que fosse para o mal, nunca me pediram dinheiro para fazer a obra de Deus (Dai de graça o que de graça recebestes) muito pelo contrário, lá é pregado o amor ao próximo e a caridade baseados no caminho de Deus e Jesus, nunca ninguém adivinhou nada que pudesse me acontecer no futuro, pois não compete a eles adivinhar o futuro, e sim nos ensinar um caminho que esteja dentro dos propósitos de Deus e de Jesus, e creio que, quando julgamos o outro, não estamos amando o próximo como a nós mesmos, quando isso acontece, Você cristão que segue a Bíblia, está ferindo um dos ensinamentos da Bíblia… “Amar teu próximo como a ti mesmo”. Mas não estou aqui pra julgar ninguém, só para lembrar que todos nós somos pecadores, sem exceção.
      Então que atire a primeira pedra quem não tiver nenhum pecado. (Essa vale para todos nesse post inclusive eu).
      Mas pra dar fundamento bíblico ao que eu estou querendo dizer leia as passagens abaixo:

      Mt 7:1 – Não julgueis, para que não sejais julgados,

      Lc 6:37 – Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

      Rm 2:1 – Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.

      Tg 4:12 – Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem.

      Então vamos deixar as crenças de lado e seguir os caminhos de Deus, e fazer o que é mais proveitoso aos olhos do Senhor e do Filho Jesus….

      “AMAR TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”

      Obs.: Assim como existe gente ruim no Espiritismo, exite também na igreja evangélica e em todas as igrejas, ou vice e versa, devemos analisar o que é bom pelas ações e não pela crença. Não podemos generalizar.

      Fiquem todos com Deus e Jesus, meu único salvador que coloca em nossos caminhos, consciências que nos ajudam a chegar até ele, assim como os padres e pastores entre outros o fazem.

  21. Há interpretação erradas sobre o espiritismo, só porque não conheces é do demônio. Por que fazes isso?

    • Leia a biblia e tera a resposta em apocalipse 12:7-9 diz que satanas levou com ele a terça parte dos anjos e se tornaram demonios, que fazem essas coisas enganam.

  22. O Espiritismo na Bíblia
    Fátima Farias

    O teólogo e professor universitário paraibano Severino Celestino da Silva não aceita críticas sem fundamentos lógicos. Cansado de ouvir falar que a Bíblia condena o Espiritismo consultou 16 Bíblias e ali encontrou disparidades de conteúdo. Lembrou-se das palavras de São Jerônimo: “A verdade não pode existir em coisas que divergem”. Decidiu mergulhar na fonte hebraica da Bíblia, comparou com as versões em grego e latim, e descobriu que as traduções apresentam conceitos políticos e pessoais dos seus tradutores, que comprometeram sua autenticidade. Debruçou-se na pesquisa, teve a idéia de reunir o resultado no livro Analisando as Traduções Bíblicas, que aponta as distorções ocorridas nos textos sagrados de Moisés até hoje. A obra teve tamanha repercussão pelo Brasil afora e até no exterior (três edições em menos de dois anos), que já recebeu proposta para editá-lo em espanhol e esperanto.

    Ele consultou ainda 103 referências bibliográficas, que colocam o Espiritismo no seu devido lugar perante a Bíblia, provando também que os fenômenos mediúnicos, a reencarnação e as bases do Espiritismo, ressaltam dos textos sagrados. Precavido, ainda foi buscar o aval do israelense Gad Azaria, que revisou os textos em hebraico. Celestino revela que na Bíblia se encontra toda a crença da reencarnação, por parte dos profetas e do povo hebreu, em todas as épocas, e do próprio Cristo que pregava sobre o retorno do espírito noutro corpo, inclusive afirmando, textualmente, que João Batista era o Elias que já vivera no tempo dos Reis de Israel e que havia voltado reencarnado no corpo de João Batista. Dos 23 capítulos do livro, oito se referem à reencarnação na Bíblia.

    Celestino considera a Bíblia o livro mais fantástico do universo, por possuir um conteúdo moral, religioso e de relacionamento do homem com Deus indiscutível, porém constata que ainda é muito incompreendida pelo homem. “A Bíblia hoje em português representa uma verdadeira ‘Torre de Babel’ e se perde aquele que busca entender a sua mensagem. Este foi o motivo que me levou a escrever este livro que traz verdades importantes para quem quer seguir um Deus único, misericordioso, infinitamente justo e bom e sobretudo Amor. É um livro que mostra ainda a inexistência de religiões na Bíblia, bem como a inexistência de condenação à Doutrina Espírita. Ele leva você a refletir sobre o amor, a prática da caridade, o amor ao próximo e que a fé sem obras em si é morta”, explica.

    As religiões tradicionais costumam argumentar que a Bíblia não se refere ao Espiritismo, mas Celestino tem a resposta: “Realmente a Bíblia não apresenta, em nenhuma de suas páginas, referência ao Espiritismo, de onde logicamente se conclui que não poderia proibir a sua prática ou condená-lo. Seria até uma incoerência. A Doutrina Espírita foi codificada por Allan Kardec em 1857, já a Bíblia foi escrita há quatro mil anos atrás, como poderia condenar uma doutrina que surgiria tanto tempo depois? O que encontramos em todas as suas páginas são fenômenos mediúnicos incontestáveis e realizados pelos profetas que eram, na verdade, grandes médiuns”.

    Esclarecendo Deuteronômio
    Celestino ainda aponta o discurso dos opositores do Espiritismo, que se utilizam do Deuteronômio para ilustrar e justificar suas posições discriminatórias em relação à doutrina kardecista. Ele esclarece essa utilização do livro bíblico. “O Deuteronômio é um livro fantástico. É nele que existe um maravilhoso e incontestável legado para a humanidade: os Dez Mandamentos. Foi nele que Deus registrou a Primeira Aliança. Mas, as pessoas querem ligar as recomendações de Moisés, feitas para o povo Judeu há quatro mil anos no deserto do Sinai, como se fossem dirigidas para os espíritas, que nem existiam naquela época. Eu tenho o maior respeito pelo Deuteronômio, mas é um livro do Judaísmo e sendo o Espiritismo uma religião cristã, como pode ser condenado por uma religião judaica?

    “Examinando-se com atenção o Deuteronômio em sua língua original, você vai observar que ele apresenta, com relação à proibição de consulta aos mortos, o mesmo rigor e respeito apresentado por Alan Kardec no Livro dos Médiuns, (questões 273, 274 e 275). Portanto, qualquer coisa fora disto é desconhecimento ou má fé de quem assim se pronuncia”.

    Para as pessoas que insistem em afirmar que o Espiritismo não é uma religião cristã, ele reage: “Só quem não conhece o Espiritismo pode fazer tal afirmativa. Os postulados da Doutrina Espírita são todos baseados em princípios cristãos. O Espiritismo complementa o Cristianismo e nos mostra ainda claramente de onde viemos, o que estamos fazendo na terra e para onde iremos. Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: ‘Dai de graça o que de graça recebeste’ (Mt. 10,8). A moral que o Espiritismo prega é a moral cristã, ditada pelo Cristo, o maior espírito que habitou o nosso planeta.

    “O Espiritismo nos ensina que somos espíritos imortais e quer estejamos na terra, quer no mundo espiritual, trabalhamos ativamente para alcançar a perfeição. O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização entre todos os homens, independentemente de sua origem, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei da justiça, do amor e da caridade, na sua maior pureza. O Espiritismo nos demonstra que a justiça divina é rigorosamente cumprida, havendo recompensa para os bons e cobrança para os maus. (Mt. 5,25; Efé. 6,8 e 9; Col 3,25; Tia.2,13; Gál. 6,6-8). E nos mostra também que não há penas eternas. O espírito culpado, logo que se arrependa do mal que praticou, obtém a condição de repará-lo. Neste sentido, é preciso trabalhar para corrigir o mal que foi praticado contra o semelhante”.

    E ainda, com relação às confusões feitas pelos opositores do Espiritismo, Celestino esclarece: “O Espiritismo não possui hierarquia religiosa, não tem sacerdotes, nem rituais ou formas de culto exterior e nem queima de incenso ou velas, não usa amuletos ou similares, altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios ou quaisquer outros objetos. Em resumo, o Espiritismo é o Evangelho redivivo de Jesus”.

    As provas da reencarnação
    Dos 23 capítulos do livro de Celestino, oito se referem à reencarnação na Bíblia. Eis algumas considerações: “O rabino Arieh Kaplan afirma que: ‘Não é possível entender a Cabalá sem acreditar na eternidade da alma e suas reencarnações’.Com o nome de ‘Transmigração das Almas’, todo o povo judeu, inclusive a corrente ortodoxa hassídica, acredita que depois da morte a Alma reencarna numa nova forma física. Aqueles judeus hassídicos característicos, de chapéus pretos, tranças (peot) e longos casacos negros são pessoas que acreditam na reencarnação. O hassidismo é uma forma de Judaísmo fundada na Polônia em meados do século XVIII pelo rabino Israel Baal Shem Tov (1700-1760) que começou sob a liderança de Dov Baer De Mejirech. Israel Baal Shem Tov extraiu elementos da Cabalá e espalhou por toda Europa oriental.

    “A reencarnação é uma crença fundamental do hassidismo. Seus conceitos constam dos livros Sefer Ha-Bahir(Livro da Iluminação), primeiro livro da Cabalá judaica e do Zohar (Livro do Esplendor). Ambos os livros atribuem grande importância à doutrina da reencarnação, usada para explicar que os justos sofrem porque pecaram em uma vida anterior. Nele, o renascimento é comparado a uma vinha que deve ser replantada para que possa produzir boas uvas. A ‘Transmigração’ emprestou um significado novo a muitos aspectos da vida do povo judeu, pois o marido morto voltava literalmente à vida no filho nascido de sua mulher e seu irmão, num casamento por Levirato. A morte de crianças pequenas era menos trágica, pois elas estariam sendo punidas por pecados anteriores e renasceriam para uma vida nova. Pessoas malvadas eram felizes neste mundo por terem praticado o bem em alguma existência prévia”.

    “Prosélitos do judaísmo eram almas judaicas que se haviam encarnado em corpos gentios ou pagãos. Ela também permitia o aperfeiçoamento gradual do indivíduo através de vidas diferentes. O Zohar afirma ainda que a redenção do mundo acontecerá quando cada indivíduo, através de ‘Transmigração das Almas’ (reencarnações), completar sua missão de unificação. Ele nos diz que o termo bíblico ‘gerações’ pode ser substituído por ‘encarnações’. Baseados nestes conceitos, os cabalistas desenvolveram a sua própria interpretação sobre a aliança que Deus fez com Abraão e sua semente. Deus disse: ‘Estabelecerei o meu concerto entre mim e ti, e a tua semente depois de ti, nas suas gerações, por concerto perpétuo’. Acreditavam que Deus havia feito esta aliança com a semente de Abraão não apenas por uma vida, mas por milhares de encarnações”.

    – E para os que não acreditam na visão da Cabalá, como é que fica?

    – O Antigo Testamento, responde Celestino, apresenta várias referências sobre a reencarnação. Citaremos aqui a passagem em que Deus diz ao profeta Jeremias que o conhecia antes dele ser concebido. ‘Antes mesmo de te formar no ventre de tua mãe, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei; Eu te constitui profeta para as nações’. (Jer. 1,5). Esta passagem sugere que a alma de Jeremias já existia antes de seu nascimento no século VI antes de cristo. Na Bíblia, se encontra toda a crença na reencarnação por parte dos profetas, de David, do povo hebreu em todas as épocas e do próprio Cristo que nunca negou a reencarnação. Pelo contrário, em Mateus 11,13 e 14 Ele afirma textualmente que João Batista era o Elias que já vivera no tempo dos Reis de Israel e que havia voltado reencarnado no corpo de João Batista . Veja os versículos na íntegra: ‘Porque todos os profetas bem como a Lei profetizaram até João. E, se quiserdes dar crédito, ele é o Elias que devia vir’. Mt. 11,13 e 14. Palavras do Cristo. Quem quiser que as negue, eu não me atrevo. Temos ainda em toda a Bíblia passagens do Gênesis ao Apocalipse que mostram a certeza na volta da alma ou espírito em outro corpo e que tanto os profetas como os judeus ortodoxos até hoje ainda acreditam.

    Passagens da Ressurreição
    Segundo Celestino, a Ressurreição, em princípio, é definida como o retorno da alma ao corpo que parecia estar morto. “Na Bíblia existem oito casos de ressurreição. Três casos ocorrem no Velho Testamento, o primeiro é narrado no I livro dos Reis cap. 17 vers. 21 e 22, (a ressurreição do filho da viúva por Elias). O segundo no II livro dos Reis 4,32-37 (a ressurreição do filho da mulher Sunamita por Eliseu) e o terceiro também no II livro dos Reis 13,20 e 21. (ressurreição de um homem cujo cadáver tocou nos ossos de Eliseu) No Novo Testamento temos outros cinco casos de ressurreição. Três foram realizados por Jesus, o Cristo, como está narrado nos Evangelhos: ressurreição da filha de Jairo, o chefe da Sinagoga, narrado em Mateus 9,18-25; a ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7, 11-17) e a ressurreição de Lázaro (João 11, 1-43). As outras duas ressurreição foram realizadas por Pedro e por Paulo respectivamente, narrados nos Atos dos Apóstolos 9,36-42 e 20, 7-12. Existe uma corrente que prega a ressurreição como ocorrendo no último dia e com o mesmo corpo que se viveu. Isto não é verdadeiro.

    “Na verdade, o que se traduz como ressurreição na Bíblia, com exceção dos casos citados, significa reencarnação, pois a ressurreição ocorre com o perispírito ou corpo espiritual como fala Paulo aos Coríntios na sua I carta, cap. 15, 35 a 53. A Igreja Católica recita todos os dias na missa, o Credo de Nicéia, que ao ser criado em 325 da nossa era, aceitava a reencarnação e por isso cita ‘creio na ressurreição da carne’. O mesmo ocorre com outras passagem bíblicas que foram adaptadas aos conceitos e crenças pessoais de quem as traduziu. No entanto, Paulo de Tarso foi bem enfático ao afirmar que ‘a carne, e o sangue não podem herdar o Reino de Deus’. Orígenes, discípulo de São Clemente de Alexandria, analisando a Paulo, concluiu que quem ressuscita é o perispírito ou corpo espiritual. O corpo material é entregue a terra para ser destruído e o espírito ou alma vai a Deus”.

    A sobrevivência do espírito
    Celestino afirma que a imortalidade da alma também consta na Bíblia, sendo uma crença dos gregos, dos egípcios, hindus, chineses e outros povos. Nos Salmos de David existem muitas citações, que expressam sua crença no Sheolou Inferno, só que como uma passagem temporária, jamais como uma região de tormentos eternos. David lançou, juntamente com os profetas, o conceito de ‘Olam ha-bá’ que significa ‘Mundo por Vir’, que era o mundo espiritual da alma, após a morte, no celestial Jardim do Éden. David foi ungido rei por Samuel, filho de Ana e de Elcana. No I livro de Samuel cap. 2,6, encontra-se o cântico de Ana onde está escrito: ‘O Senhor dá a morte e a vida, faz descer ao Sheol e de lá voltar. David cita em vários dos seus Salmos este conceito. O Cristo nos Evangelhos mostra claramente e em muitas citações a certeza da existência e sobrevivência da alma após a morte. ‘Ora é esta a vontade daquele que me enviou: que Eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia’ (João 6,39). Existe, neste evangelho, de uma maneira geral, a promessa e a certeza de que todos chegarão um dia à Deus. A parábola do homem rico e Lázaro é uma prova da sobrevivência do espírito (Lc. 12,13). O juízo final em Mateus 25, 31-46 é outra, e assim sucessivamente.

    O Evangelho Segundo o Espiritismo
    Muitos questionam por que a Doutrina Espírita criou o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo ao invés de seguir a Bíblia. Celestino tem a resposta: “Este é mais um conceito errôneo de quem não conhece o Espiritismo. O Evangelho Segundo o Espiritismo é uma coletânea de versículos extraídos da Bíblia e interpretados pelos espíritos. É um livro de orientações maravilhosas para as dificuldades da vida. Possui 28 capítulos, onde setenta por cento dos ensinamentos foram extraídos do Sermão do Monte, o maior legado que Cristo nos deixou e composto por ensinamentos que são aceitos por todos os cristãos. Os outros versículos são retirados dos Evangelhos e até da Primeira Aliança (Antigo Testamento), pois o seu XIV capítulo, ‘Honrar Pai e Mãe’, foi retirado do Êxodo 20,12. Portanto, não se trata de uma Bíblia dos Espíritas, mas de um roteiro moral e de muita luz retirados diretamente das páginas da Bíblia.

    A Terceira Revelação
    Sobre o fato do Espiritismo ser considerado a terceira revelação, Celestino explica que existem três revelações divinas no universo: “A primeira revelação foi feita através de Moisés no Monte Sinai que são os ‘Dez Mandamentos’. Na seqüência, os profetas predisseram a vinda do Cristo que nos legou a segunda revelação que foi o Evangelho. E foi o próprio Cristo quem predisse a terceira revelação: o Espiritismo. No capítulo 14 do Evangelho de João, em suas despedidas registrando nos versículos 15 a 17, Jesus deixa uma das suas mensagens finais: ‘Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece: mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós’.Cita ainda o Cristo nos versículos 12 a 14 do capítulo 16 do Evangelho de João: ‘Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. As verdades do Espiritismo ainda não são aceitas por muitos. Quando vier o paráclito, o Espírito da verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vô-lo anunciará’.

    “O profeta Joel, que viveu 750 anos A.C. (cap. 3, 1 a 5) (algumas Bíblias traduzidas, trazem Joel 2,28) foi quem primeiro profetizou a chegada dos dons da profecia, ou seja, da mediunidade e do Espiritismo. O texto é o seguinte: ‘Depois disto derramarei o meu espírito sobre toda carne: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos velhos terão sonhos, e vossos jovens terão visões; e também derramarei o meu espírito sobre os escravos e as escravas. Tudo isto é predito também pelo Cristo, como vimos acima, e o fato ocorre com os discípulos na reunião do Pentecostes e está narrado em Atos 2, 1-21”.

    A salvação segundo o Espiritismo
    Celestino analisa a questão da salvação sob a ótica espírita como sendo uma conquista diária. Esclarece: “Nós preparamos o nosso caminho todos os dias para o nosso reencontro com Deus. É lógico que, em princípio, a salvação é para todos, porém segundo o nosso proceder, uns chegam primeiro outros depois, porém todos chegam. ‘Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem mau os seus pensamentos, e volte para Deus, pois terá compaixão dele, e para o nosso Deus, porque é rico em perdão’ (Is. 55,7). Cristo acrescenta: ‘Assim é a vontade de vosso Pai celeste que não se perca um só destes pequeninos’ (Mt. 18,14). ‘Em verdade vos digo, os publicanos e as meretrizes vos precedem no reino de Deus’ (Mt.21, 31). Aqui o Cristo deixa bem claro que todos entrarão no reino dos Céus, até os publicanos e as meretrizes. Entrarão depois, mas que entrarão não se tem a menor dúvida”.
    Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ffarias/o-espiritismo-na-biblia.html

    • “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.” Palavras do apóstolo Paulo em 2Cor. 11. 2-4
      “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vos dissemos, agora de novo também vos digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.” Idem em Gál. 1. 6-12

      • A REENCARNAÇÃO ANULA O SACRIFICIO DE JESUS NA CRUZ
        SENDO ASIM NAO PODE SER UMA DOUTRINA CRISTÃ

        • eu entendo que de forma alguma anula o sacrificio de jesus, ao contrario a mensagem que jesus nos passa é de perdão. a crucificação foi necessario naquela época porque infelizmente era a forma como o povo entendia. O sofrimento dor fisica de jesus é inmensuravel, porem o ensinamento que ele deixou com esse ato é que deve ser lembrado, perdão.

  23. Sabedores da lei, por que depois das citações de “A VERDADE NÃO DÓI”, acabaram-se as explicações?É por que vocês não as tem, e assim ficaram com medo de serem julgados como fanáticos religiosos?

    • Voce está enganado, caro Jônatas, pois estamos respondendo a todos os questionamentos e refutando todas as heresias de acordo com a Palavra de Deus.
      Seja abençoado em Nome de Jesus.

  24. elizete siqueira moreira

    por que tantos questionarios a respeito de Deus e religiaõ o que ele nos ensinou que amasse-mos uns aos outros como ele nos amou ele não disse procurai ler e entender mais sim,ides por toda parte pregai o evangelho pode por ventura um cego guiar o cego ? COMO PODEIS JULGAR seus companheiros aprendei de mim que sou calmo e paciente, o discipulo não é superior a seu mestre antes de julgar e condenar ,tire a trave que esta nos o teu olho s ,sabe por que nosso bom Deus nos diz que o homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem e o homem mau do do mau tesouro do seu coração tira o mal por isto ele nos ensinou AMAI-VOS UNS AOS OUTROS….

  25. Tanto espíritas quanto evangélicos estão errados. A BÍBLIA está certa.
    Mas quem aí lê a Bíblia para VER O QUE ESTÁ ESCRITO, e não para “confirmar o que o pastor falou” ou procurar “reencarnação” em trechos duvidosos?
    Se fosse possível esquecer tudo o que LHES ENSINARAM que está na Bíblia… e lê-la como se tomassem conhecimento pela primeira vez… veriam um mundo COMPLETAMENTE diferente do que espíritas e evangélicos vêem.

  26. Carlos A. Damião de Lima

    É muito bom colocar defeito nos outros, e condenalas por ter uma opinião ou uma religião diferente da nossa. Parece que vocês tem direitos jugar pessoas e religiões. Você devia se preocupar com as religiões contruiram e continua a contruir grandes patrimonios com misséria e ignorância dos povos, sem se esqueser do grande mal do passado com suas santas enquisisões. É bom que não esqueça, que o espiritismo, nunca se envolvel com pedofilia, escandalos financeiros, protituição. E tão pouco é dono de indústria automobilística, de materias bélicos, universidades carríssimas e muitos outros.
    Vou deixar duas perguntas para você responder: Quando Jesus apareceu aos Apostolos (citado na bíblia) foi mais uma manifestação do demônio? Nos originais Bíblicos a onde fala em Espiritismo?

    • prezado carlos,

      não se trata de colocar defeitos. o post fala do que trata a linha de pensamento bíblico.
      isto não é colocar defeitos, é somente um ponto de vista.
      em nenhum momento pretendeu-se aqui colocar defeitos, rotular, excluir ou denegrir a imagem disto ou daquilo… ou você quer que eu simplesmente não expresse o meu modo de pensar porque para você o meu modo de pensar é “colocar defeito nos outros”?

      tanto que todos tiveram espaço aqui para postar suas opiniões, eu não barrei um comentário sequer (e olha que o teu foi o comentário número 62!!!). se eu quisesse realmente colocar defeitos eu teria barrado os comentários que vão contra o meu modo de encarar este assunto.

      se eu levar por este lado, então eu te faço a seguinte pergunta: quem está colocando defeito em quem já que nós dois temos opiniões diferentes do mesmo assunto (“é muito bom colocar defeito nos outros e condená-las por ter uma opinião ou uma religião diferente da nossa”, você escreveu)?

      boa sorte

  27. Simplismente Deixo para Vocês
    Hebreus 9:27,28
    “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
    Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.”

    Direto, sem diferenças de Interpretações, Sem modulações Esta é a Pura, Fiel e Verdadeira Palavra de Deus.
    Que Deus tire as Escamas dos Olhos dos espíritas.

    • Robério Batista dos Santos

      Parabéns pela sua colocação, quero também deixar este versículo de I Timóteo 4:1
      O Espirito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros (impostor, mentiroso), e a doutrinas diabólicas.
      (o espiritismo e suas ramificações)
      Infelizmente os espiritas não creem na Bíblia Sagrada a Palavra de Deus, por este motivo não sabem nada no que diz a Santa Escritura, chegam a dizer que quando a Bíblia foi escrita não existia o espiritismo, veja o que diz o Profeta Isaías. Tanto a Bíblia como a história secular revelam que o espiritismo existiu desde tempos bem primitivos. A religião do Egito estava permeada por ele. (O espirito dos egípcios se esvaecerá dentro deles, e anularei o seu conselho; eles consultarão os seus ídolos, e encantadores, necromantes (que traduzindo é invocação de espíritos), feiticeiros, Isaías 19:3) E a religião de Babilônia (cidade que também era o principal centro religioso da Assíria) era espírita. — vejam Isaias 47: 12-13 Deixa-te estar com os teus encantamentos, e com a multidão das tuas feitiçarias em que te hás fatigado desde a tua mocidade, a ver se podes tirar proveito, ou se porventura podes inspirar terror.

      Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora e te salvem os astrólogos, que contemplam os astros, e os que nas luas novas prognosticam o que há de vir sobre ti.
      Is 47:12, 13.
      e mais uma vez a Bíblia fala aos espiritas e desfaz-se em definitivo o argumento espírita que João Batista foi a reencarnação de Elias: Elias não morreu. Ele foi arrebatado com corpo e tudo. 2 Reis 2:11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
      Amigos espiritas não duvidem do poder de Deus, nem tampouco da tua palavra.
      Deus diz; Examinais as escrituras, porque pensais ter nelas a vida eterna. São estas mesmas escrituras que testificam de mim.” (Jo.5.39)

      Deus nos abençoe.

      • Algumas coisas acho muito estranho, e até agora não encontrei uma resposta plausível: para justificar algumas coisas se usa muito a expressão “Porque na Bíblia fala isso” ou “porque na bíblia tem isso”, acho estranho pois ninguém me responde coisas QUE TÊM NA BÍBLIA como, “a mulher adúltera deve ser apedrejada até a morte”. É uma pergunta simples: por que se justifica tantas coisas com a bíblia, mas “esquecem” de outras passagens? Acho que se usa muito de interesse, infelizmente o fanatismo cega, e acho que nunca vai mudar, pois nenhum líder religioso cristão, chama seu rebanho pra falar “isso tá na Bíblia, mas tá errado”, “isso a Bíblia diz, mas a verdade é tal…” Peço encarecidamente que esses líderes religiosos ensinem ao povo o dicernimento, o respeito por outras opiniões. Falar que o espiritismo ou outro segmento religioso é um erro porque a “Bíblia diz tal e tal coisa” é um erro gigantesco, até porque existem coisa que esta diz que ninguém ousa falar que é um “erro evidente”.

        • Carissimo Junior, sim, há erros na biblia, há passagens como a que você citou, mas nada disto desmente ou diminui a verdade que ele traz: há um só Senhor de toda a humunidade. Levando-se em consideração a época em que foi escrita e a era em que estamos hoje, os costumes de então e outros fatores podemos entender passagens duras e fortes como a citada por você e outras ainda mais fortes.

          “A tua malícia te castigará e os teus pecados te repreenderão, sabe, pois, e vê quão amargo é deixares o Senhor, teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos” Jr 2:19

          A biblia não esconde as malícias, mentiras e maldades da humanidade. Isto não significa que porque está na biblia é de Deus. Significa que existem, Deus sabe disto e ensina a nos desviar destas coisas.

          “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar” Is 48:17

          • ¨HA ERROS NA BIBLIA¨ ?? PIROU ????
            ha erros de interpretacao POR PARTE DO HOMEN, pela sua ignorancia, burrise e falta de interese em estudar do jeito certo a palavra de Deus.
            Números 23:19 diz: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa”
            A Biblia e a palavra de Deus, a maioria dos livros biblicos sao ispirados por Deus e outros revelados.. entao na biblia NAO HA ERRO.

            Se voce perguntar:
            Porque voce acredita na Biblia, o unico que eu vou responder é que eu acredito por fe.
            Acreditar e um privilegio, nao e algo que se impoe. Se voce nao consegue acreditar na Biblia o em Deus, sinto muito, até este momento voce nao mostra sinas de ser um eleito de Deus para ter a vida eterna e gozalo para sempre.
            E acreditar na biblia, nao se trata de acreditar em algumas coisas sim e em outras nao, é acreditar em TUDO.
            Entao se voce tenta dar um ¨JEITINHO¨ em que a Biblia agrade a todos voce esta cometendo um grande erro, porque a biblia é consolo para alguns mas para outros é condenacao.

            E para a questao da mulher adultera, essas eram as leis nessa epoca.. o salario do pecado é a morte.
            Isso nao mudou, o salario do pecado continua sendo a morte, todos morremos, é claro, mas os que morren em pecado terao sufrimento eterno, morte ETERNA.

            Agora pergunto: Quem é voce para questionar as leis de Deus ?
            ¨Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? ¨
            Romanos 9:20

            Agora falando sobre espiritismo, ESPIRITAS NAO SE ENGANEM A SI MESMOS.

            “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles.”
            Levítico 20:27

            “Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.”
            Levítico 19:31

            “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.”
            Deuteronómio 18:9-12

            (LEIAM A HISTORIA DO REI SAUL… I Samuel 28)

            **A mulher então lhe disse: A quem te farei SUBIR? E disse ele: Faze-me SUBIR a Samuel.
            1 Samuel 28:11

            Se o espirito como o que o rei Saul estava se comunicando era Samuel, porque o espirito SUBIRIA?
            nao teria que decer ?
            Se o espirito esta subindo, é muito claro e obvio que nao pode vir do CEU, nao é ???
            entao nao e um espirito de Deus, é um espirito de satanas.

            **E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus.
            1 Samuel 28:19

            Isso é o que a feticera fala para o rei Saul, e adivinen !!
            Isso NAO acontece

            Espiritas, voces consultan aos espiritos SIM, espiritos do satanas, voces sao a diario enganados por demonios, anjos caidos e abominacao para Deus. voces cairam na trampa do maligno só nao querem aceitar.

            Nao precisan comenzar acreditando em uma religiao, só leian a Biblia e julgen por si mesmos se isso é certo !!

            E entao escolhan um lugar para congregarse, uma igreja de sa doctrina, que tenha o nome de Jesus como unico senhor e salvador, onde nao existan outros mediadores ou mediadoras e que a Biblia seja a unica regla de fe e pratica, qualquer doctrina diferente da biblia é heresia do diabo.

            Recomendo ler: ¨estudos do breve catecismo de Westminster¨
            Este livro SÓ tem base biblica e tem sido uma grande ajuda para mim e minha familia na hora de ler, comprender e interpretar a Biblia.

            …¨porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que époderoso ¨… 2 Timóteo 1:12

            Que Deus tenha muita misericordia de todos nos.

            • “¨HA ERROS NA BIBLIA¨ ?? PIROU ????
              ha erros de interpretacao POR PARTE DO HOMEN, pela sua ignorancia, burrise e falta de interese em estudar do jeito certo a palavra de Deus.”

              Algumas coisas acredito que tô interpretando mal realmente, são erros por causa da minha ignorância e minha falta de interesse em estudar do jeito certo. Por favor, me ajude a interpretar esses trechos abaixo:

              Deuteronômio 21, 18-21:
              Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, não der ouvidos,
              Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
              E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
              ENTÃO TODOS OS HOMENS DA SUA CIDADE O APEDREJARÃO, ATÉ QUE MORRA; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.

              É realmente o que entendi? Devo matar apedrejado meu filho? Me ajude, realmente não entendi, ao invés de amparar e amar meu filho tentar uma reeducação, devo entregá-lo para a sociedade apedrejá-lo?

              Outra:
              Deuteronômio 21:22-23
              “Quando também em alguém houver pecado, DIGNO DE JUÍZO DE MORTE, e for morto, e o pendurares num madeiro,
              O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o SENHOR teu Deus te dá em herança.”

              Essa tá complicada de entender, alguém é digno de juízo de morte? Então países como EUA, estão certos de a constituição permitir a pena de morte. Só que eles fazem uma coisa errada, esquecem de pendurar num madeiro pra não contaminar a terra deles.

              Outra:
              Deuteronômio 22:22
              “Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel.”

              Ainda bem que é só em Israel né? Mas também acho que tô interpretando mal, por favor, me ajude a entender isso.

  28. Adorei a postagem, é a pura verdade!!!!!!!!!

    Só quero lembrar aos comentaristas que Deus não gosta de religião e sim da comunhão de uma pessoa com ele. Então, tratem de ler mais a palavra de Deus, e interpretá-la de um modo CORRETO. Não venham com essa de que Allan Kardec, ou outro fulano de tal foram pessoas iluminadas e inspiradas por Deus. Cuidado com o que dizem, pois Deus é santo .
    E quando um desses espíritos de familiares mortos aparecerem, não fiquem batendo papo pois não passa de um demônio, um espírito maligno que pode em qualquer coisa se transformar, imitar qualquer voz, e pra finalizar, eles sabem o que todos nós fazemos, gostamos de fazer, e o que se passa na sua vida e até o que aconteceu com aquela pessoa da família. ELES QUEREM TE ILUDIR, Te fazer de besta, e dizem ser de Deus mas não passam de espíritos imundos que querem pouco a pouco, sem que você perceba te afastar do que Deus nos mandar fazer.

    FIQUEM NA PAZ. SÓ OUÇAM AS PALAVRAS DO NOSSO SENHOR JESUS, POIS ELE É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA E NINGUÉM VAI AO PAI A NÃO SER POR ELE,

    ABRAM OS OLHOS

    AMO VOCÊS EM CRISTO JESUS.

    • Se existem espíritos malígnos, é a prova de que existem sim espíritos.
      E se existem os maus, tb existem os bons..

      • se espirito do demonio existe quem criou ele, ou ele se fez sozinho…considerando que DEUS criou tudo, será que ele ira criar um demonio…, a biblia é um código, elaborado com base nos anotados e registro da época, após a morte de jesus por volta de 80 anos depois, e numa época onde a igreja dominante perdia força, onde a politica tinha grande influencia, certo mesmo é que não existe nada escrito de punho de jesus, pelo menos que sabemos, e DEUS não mandou nada por escrito tambem,

      • E CLARO QUE EXISTEM OS BOMS !!!!!
        so que os bons nao ficam fazendo gracinha com as coisas de Deus.
        e nao fazen o que Deus abomina como mentir, adivinhar, falar o suposto futuro.. etc etc etc.

  29. Sou um estudioso das religiões, nasci em família católica assim como muitos, mas com o meu amadorecimento não conseguia entender por que existia um Deus tão omisso no que diz respeito as diferenças raciais, culturais, econômicas, Eu não coseguia entender como é que Deus fazia nascer uma criança na riqueza e outta na extrema pobreza, uma com saúde perfeita e outra com diversas anomalias, enfim que deus era esse que praticava tanta injustica? Busquei respostas nas igrejas protestantes e mais uma vez não me esclareciam em nada, a minha angústia era profunda, ate que resolvi conhecer o espiritismo, e estudando profundamente a doutrina do cristianismo primitivo foi que so tem uma resposta para tantas diferenaças, A REENCARNAÇÃO, porque muitos que sofrem hoje estão resgatando dívidas passadas e e os que hoje tem uma vida equilibrada estão em provação MORAL para que não caiam ou esticione na sua vida evolutiva. Então meus irmãos, não vamos críticar só por críticar, devemos antes de tudo conhecer, estudar, para só depois tecer alguns comentários a respeito. Que divino Mestre Jesus ilumine os corações de todos, muita paz.

    • Caro Hermano
      Estudar as religiões é uma tarefa infrutífera sob o ponto de vista prático, pois se religião fosse algo bom o mundo estaria maravilhoso e, principalmente nosso país. Veja quantas religiões existem aqui. Sabemos que o que realmente importa ao ser humano é a obediência e perfeita comunhão com seu CRIADOR. E para que haja essa perfeita comunhão se faz necessário o conhecimento da SUA PALAVRA e a prática, sem a qual é impossível a verdadeira compreensão das mazelas humanas. Você diz que buscou respostas nas igrejas. É óbvio que não iria encontrar. Primeiro que deveria buscar O AUTOR DA VIDA para, depois conhecer as respostas que procurava. Segundo, se estava em angústia, continuou com ela, pois não é uma religião que solucionará seu problema, apenas O SENHOR JESUS. Você diz que ao conhecer o espiritismo estudou “profundamente a doutrina do cristianismo”. Isso é impossível, pois para conhecer a doutrina cristã temos um ÚNICO LIVRO, ou seja, a Bíblia. Apenas nela é que podemos conhecer os ensinamentos do nosso SALVADOR. Decididamente, não precisamos de outro livro nem de uma religião, pois a Bíblia é suficiente e tem respostas para tudo, tudo mesmo. E, se você for um estudioso da PALAVRA DE DEUS verá que essa doutrina, a qual chamam de reencarnação, é totalmente contrária aos ensinamentos bíblicos. Não existe um só versículo na Bíblia que possa nos levar a acreditar nisso. Portanto, caro colega, você está crendo numa farsa inventada por um homem que, por sinal, era perturbado. E posso lhe garantir que essa doutrina tem deixado milhares e milhares de pessoas perturbadas, também.
      Aqui ninguém critica, apenas refutamos os ensinamentos em discordância com A PALAVRA DE DEUS. E se você não crê nessa PALAVRA, sinto muito, continuará com todos os problemas que tinha e outros mais, pois somente A PALAVRA DE JESUS, nos lava, nos limpa e nos restaura. Somente ELE nos dá VIDA E VIDA COM ABUNDANCIA.
      “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para a salvação.” Hebreus 9. 27-28.
      Seja abençoado, em NOME DO SENHOR JESUS.

      • Prezada Graça,
        Desculpe me discordar de você em relação a alguns pontos. Em primeiro lugar, estudar religião não é algo infrutífero, muito pelo contrário, eleva o conhecimento, e o que falta para o mundo é conhecimento. Realmente o que importa é Deus, mas qual a razão de tantas religiões? Talvez pela diversidade de pensamentos e entendimentos sobre o sagrado. Será se o catolicismo é certo? Se o espiritismo é certo? Se o protestantismo é certo? Se o budismo é certo? Bom, cada um de sua religião vai falar que a sua é certa ou a mais certa. Isto que é infrutífero. Com a diversidade de conhecimentos podemos moldar o nosso próprio entendimento. Onde buscar o primeiro entendimento de Deus senão nas religiões, e quando você não concorda com algum ensinamento você não procura outra resposta?
        Discordo em outro ponto, quando fala que pra conhecer a doutrina cristã, deve-se ler a bíblia. Ela tem ensinamentos maravilhosos, do qual o principal e base para todos é “amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu semelhante como a ti mesmo”. Mas encontraremos coisas tal apedrejamento de mulher adúltera, entre outras insanidades. Devemos entender que a bíblia é a história de um povo que tenta entender Deus, assim como eu e você, entender que na bíblia existem histórias que é impossível de ter acontecido, tais como o dilúvio “universal”, a criação do mundo em 6 dias, muitos de seus personagens terem vivido 900 anos, alguém ficar dentro de um peixe por 3 dias…
        Em relação ao espiritismo, sugiro que leia mais para o entendimento daquela doutrina.
        “Por que, pois, os escribas dizem que é preciso que Elias venha antes? Mas Jesus lhes respondeu: é verdade que Elias deve vir e restabelecer todas as coisas; mas eu vos declaro que Elias já veio, e não o conheceram, mas trataram como lhes aprouve. É assim que eles farão sofrer o Filho do Homem. Então seus discípulos compreenderam que era de João Batista que lhes havia falado”. (Mateus 17:10).
        “E, desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus adquire-se à força, e os violentos arrebatam-no. Porque todos os profetas e a lei, até João, profetizaram. E, se vós o quereis compreender, ele mesmo é o Elias que há de vir. O que tem ouvidos para ouvir, ouça” (11:12).
        Na bíblia existem sim passagens sobre a reencarnação, muitos erros nas tradições como, por exemplo, a palavra “palinggenesia” foi traduzida erroneamente como “regeneração”, por São Jerônimo, mas ela é a versão grega para “reencarnação”. “Sheol” é hebraico antigo e foi traduzido como sepultura, mas a tradução correta é “mundo dos mortos”.
        Orígenes, um dos pais da Igreja, que viveu no séc. II. D.C., disse que: “Presentemente, é manifesto que grandes foram os desvios sofridos petas cópias, quer pelo descuido de certos escribas, quer pela audácia perversa de diversos corretores, quer pelas adições ou supressões arbitrárias.” Ou seja, os desvios de linguagem e erros de tradução, estão há muito tempo distorcendo a cabeça das pessoas.

        • Caríssimo colega internauta
          Você pode discordar de qualquer coisa (até de que a Terra é redonda), evidentemente. Entretanto, dentre as coisas que escrevi uma você não pode discordar, quando eu disse que se religião fosse algo bom o mundo seria uma maravilha, principalmente o Brasil, pois aqui todos são religiosos. E mais, temos religião para todos os gostos. Mas apesar de tanta religiosidade veja como está a vida da maioria das pessoas, literalmente uma desgraça. Hospitais abarrotados de doentes sem um atendimento digno. Penitenciárias superlotadas e com déficit de vagas carcerárias na casa do milhar, isso quer dizer que existem milhares de bandidos soltos e barbarizando, todos os dias, uma população indefesa, mas muito religiosa. As mulheres sofrendo, cada vez mais, com a violência e com o desamparo. Nossos jovens perdidos, sem rumo e sem perspectiva de futuro. Desemprego. Pais matando filhos e filhos matando os pais. E outras tantas desgraças que presenciamos a todo o momento. Tudo isso nada mais é do que o resultado de uma vida distante do Criador. Agora, se você acha tudo isso natural ou normal, eu sinto muito, mas você não conhece a bênção de DEUS. E se você não crê na Palavra de DEUS, você está fadado à perdição eterna
          Vou lhe dizer o que está faltando para o mundo: “Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis os escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? Convertei-vos pela Minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós Meu Espírito e vos farei saber as Minhas Palavras. Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a Minha mão, e não houve quem desse atenção; antes, rejeitastes todo o Meu conselho e não quisestes a Minha repreensão; também Eu Me rirei na vossa perdição e zombarei, vindo o vosso temor, vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia. Então a Mim clamarão, mas Eu não responderei; de madrugada Me buscarão, mas não Me acharão. Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o Meu conselho e desprezaram toda a Minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá. Mas o que der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal.” (Livro de Provérbios)
          A Bíblia não tem apenas “ensinamentos maravilhosos”, ela tem vida para quem está morto, ou seja, para aquele que está distanciado de DEUS.
          A Bíblia é DEUS falando com aquele que crê e aquele que crê pratica a Sua Palavra, conseqüentemente será beneficiado com as promessas dessa Palavra.
          Disse Jesus: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam.” (João 5.39)
          E quanto a sua sugestão, posso lhe dizer que já tive a oportunidade de estudar detalhadamente essa doutrina e comprovar que é uma das maiores heresias que o diabo introduziu na mente humana com o objetivo evidente de desvirtuar a compreensão das coisas de DEUS, e com uma aparente piedade, mas que enseja uma terrível malignidade que se traduz, claramente, na vida de seus seguidores.
          “Disse-lhe JESUS: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim.” (João 14.6)

          • Olá Graça, tudo bem?
            Em primeiro lugar não falei que religião é bom, disse que estudar sobre as religiões é bom, porque você tem vários entendimentos sobre o sagrado e poderá formular sua própria opinião. Com certeza se religião fosse a solução, seriamos o país mais rico do mundo. Só um detalhe para complementar o que você falou perfeitamente sobre religiosidade, países com os maiores IDH`s do mundo são ateus.
            Em segundo, você disse que a bíblia é Deus falando com aquele que tem fé, continuo com minha opinião sobre a bíblia ter ensinamentos maravilhosos, mas foi escrita por homens tentando entender Deus.
            Gostaria que me explicasse as seguintes passagens bíblicas:
            • Deus castiga Eva e todas as mulheres depois dela, com as dores do parto e sujeição aos homens. (Gen: 3:16) – Não sei porque vocês mulheres têm que sofrer por um pecado que não cometeu…
            • Ló se recusa deixar dois anjos a mercê de um bando de pervertidos, e ao invés disso, ele oferece as duas “filhas virgens”. Ele diz para o grupo de baderneiros: “fareis delas como bom for nos vossos olhos.” (Gen 19:8). Muito interessante isso pois Ló é retratado na bíblia(esta que é Deus falando com quem tem fé) como um homem justo.
            • Por olhar para trás, a esposa sem nome de Ló é transformada em uma estátua de sal por Deus. (Gen 19:26). Muito interessante também, pois simplesmente por olhar para trás, Deus a matou…
            • Ló e suas filhas acampam durante algum tempo em uma caverna. As filhas se aproveitam do pai e tem relações sexuais com ele (um de outros casos de incesto na Bíblia), e cada uma dá a luz a um filho. (Gen 19:30-38) Será que Deus falou com elas pra fazerem isto? Porque elas mesmas não poderiam ter continuado o “legado” do pai?
            • Abraão teve várias concubinas. (Gen 25:6). Sabe o que isto significa, não? Acho que estou perdendo tempo aqui com somente uma mulher, pois um dos principais personagens bíblicos tinha várias esposas e isso Deus permitia.
            • Deus explica como vender sua filha – e o que fazer se ela não agradar o novo senhor. (Ex 21:7).
            • Lev. Cap. 20 e 21, inúmeras pessoas foram apedrejadas até a morte ou queimadas por esses fatos que Deus castiga com a morte. Bom, por esses e mais tantos fatos que te pergunto se continua com a afirmação de que a bíblia é Deus falando com quem tem fé, se o é, então temos que mudar nossa constituição, pois esses “crimes” estão sendo tratados de uma outra forma no mundo contemporâneo.
            • Deus criou a luz e a separa da escuridão no primeiro dia, mas ele só criou as estrelas no quarto dia (Gen 1:14-19), detalhe, o sol é uma estrela. Como pode haver “a tarde e a manhã” no primeiro dia se não havia nenhum sol para marcá-los? [1:3-5], Acho que Deus não contou direitinho pra Moisés quando ESTE ESCREVEU O GÊNESIS. Mas como acredito que Deus não se enganaria, Moises tirou isso de algum lugar, pra tentar entender o que Deus tinha feito.
            Poderia escrever mais um monte de coisas aqui, que acredito não convir com as idéias de Deus, o Deus de sabedoria, de amor, de perdão, de bondade, continuo acreditando que Deus não ditaria pra ninguém essas coisas. Foi em nome dá bíblia e de Deus que milhares de pessoas foram assassinadas, até episódios de escravidão foram justificadas através da bíblia. Até hoje, pessoas são apedrejadas até a morte porque “A Bíblia é a palavra de Deus, porque ela é Deus falando com quem tem fé”, e por constar esses castigos na bíblia.

            Fique com Deus.

            • Mas eu digo que religião não é algo bom, pois engana as pessoas deixando-as vulneráveis a idéias contrárias aos ensinamentos de Deus. Mas concordo com você quanto a estudá-las. É interessante para que possamos ter idéia do quanto o homem é falho e ignorante de tudo aquilo que diz respeito ao seu Criador.
              Com respeito aos ateus, veja no blog do bispo Macedo, matéria do dia 08/03, com título “Ateu sim, religioso não”. Você está perfeitamente correto. Incrível! Entretanto, nesses países “teoricamente” ricos, a população vive mal, com altos índices de suicídios, drogas e promiscuidade. Decididamente, não se pode dizer que alguém distante de Deus viva bem, afinal, “… nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus.” (Mat.4.4) Mas é melhor ser um ateu convicto do que um religioso enganado.
              Continuo afirmando que a Bíblia é Deus falando com aquele que tem fé Nele, pois cremos na Sua Palavra e ela se torna viva em nossas vidas, ou seja, a Palavra de Deus se cumpre na vida daquele que crê. Isso não é maravilhoso? Existe alguma religião que tenha uma palavra abençoadora se cumprindo na vida de seus fiéis? Claro que não! Evidente que para o homem material, sem fé, é impossível crer naquilo que não vê, pois “… a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb. 11.1) “Ora, sem fé é impossível agradar-Lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam.” (Hb. 11.6) “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (isso quer dizer tanto o religioso como o ateu*). Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Ma o justo viverá pela fé.” (Rm. 1.16-17) *explicação minha.
              Com relação aos seus questionamentos sobre o Velho Testamento (vejo que você lê mesmo a Bíblia) posso lhe dizer o seguinte: quanto ao castigo dado a Eva, creio que o Senhor tinha todo o direito de castigá-la. Chamo isso de Justiça. Afinal, regras são para serem cumpridas. Deus entregou o Paraíso na mão deles. Eles não teriam nenhum trabalho, era só manter. Tudo lhes era sujeito. Ai vem o diabo incorporado de serpente (essa foi a primeira sessão espírita), engana Eva que, tão tolinha, consegue derrubar o pobre do Adão que, por sua vez, ousa culpar Deus quando diz: “… a mulher que me deste por companheira …”. Por que será que as mulheres são enganadas com tanta facilidade? E ainda conseguem enganar os homens! Bom, brincadeiras à parte, eu vejo o castigo como algo absolutamente correto, afinal ordens são ordens e devem ser cumpridas. Mas graças a Deus que o Senhor Jesus já me libertou desse pecado, pois esse é o pecado original e só nos livramos dele quando entregamos a nossa vida a Jesus, porque foi Ele que pagou o preço para nos resgatar com o Seu sangue. Isso não é maravilhoso? “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.” (Jo. 8.36)
              Numa outra oportunidade continuarei lhe respondendo, sobre Ló, suas filhas, Abraão, etc.
              Até a próxima.

      • muito se fala que tudo esta na biblia, porem nem tudo que ali esta escrito é verdade, a biblia é um codigo escrito por homens numa época de grande interesse politico e religioso, não ha um unico registro de texto escrito de punho por jesus, e tudo que se tinha eram escritos e relatos que eram interpretados pelos estudiosos da época. com certeza na biblia tem muita informação do que jesus veio ensinar, e devemos interpreta-las.

  30. Voce que postou tais informações sobre a doutrina Espírita. Terias coragem de perante um grupo grande de ciêntistas, físicos, matématicos, químicos… Terias coragem de perante a todos afirmar que 2 atomos de hidrogenio e 1 de oxigenio seriam insuficientes para formar H2o? e que somente 1 atomo a mais de oxigenio o tornaria um liquido corrosivo?

    Provavelmente não, pois teria que estudar os elementos afim de afirmar com toda certeza que eles estão errados. Não faça isso com o espiritismo, de nada adiantara, pois estudamos a doutrina com intenção de evoluirmos moralmente e intelectualmente. Travados a uma evolução linear, seguindo sistemas ao qual o homem estipula a sua especie, de nada adianta seguir tais fatos. As leis do homens não são eternas, as leis Divinas sim. As instruções do espiritismo não nos foi ditada por um homem e sim por espiritos evoluidos o sufuciente para nos dar tais instruções afim de alavancar a evoluçao humana.

    Abraços a todos, que a paz de nosso mestre Jesus esteja em nossos corações.

  31. Sua matéria é sem duvida a mais ridicula q ja li, todos que creem na biblia que pra mim é apenas um livro historico de fabulas improvaveis, acham q tuso q vá contra é de satanás pelo amor de deus isso ja ta ultrapassado, tudo é do diabo ou do divino respeitos todas as religiões mas isso ja eh d+ … affffff

    • caríssima lua,

      se vc realmente crê que a bíblia não passa de um livro de fábulas, então infelizmente nem dizer “que Deus te abençoe” eu posso…

      vá em frente e boa sorte!

    • Não estamos aqui expressando apenas nossa opinião e sim refutando doutrinas em desacordo com a PALAVRA DE DEUS. Para nós, as opiniões, inclusive as nossas, são desconsideradas. O que nos importa, de verdade, é aquilo que O NOSSO DEUS nos fala. A PALAVRA DE DEUS, ou seja, a Bíblia, é nossa bússola e nosso manual de comportamento que, efetivamente, tem orientado milhões de pessoas em todo mundo, a viverem uma vida de qualidade sob os ensinamentos e direção do nosso CRIADOR, a QUEM nós obedecemos e servimos com amor e alegria.
      Seja louvado para sempre NOSSO SENHOR E SALVADOR, JESUS CRISTO. Só ELE é digno de toda honra, glória e louvor.

  32. Maria das Graças

    Completando uma frase do texto acima … é o de conduzir as pessoas a paz e ao amor fraterno. Como ainda estou aprendendo, posso dizer que sou leiga no assunto…

    • Querida Maria das Graças
      Você não está pecando. Absolutamente. Ao fazer estes questionamentos. Fique tranqüila. É muito bom quando investigamos e questionamos assuntos que não conhecemos muito bem. Afinal, é assim que se aprende!
      Quero lhe dizer, entretanto, que nosso objetivo não é fazer julgamentos e, sim, esclarecimentos. Sempre de acordo com A PALAVRA DE DEUS, A QUAL cremos ser ÚNICA e VERDADEIRA.
      Quanto ao seu primeiro questionamento, quero lhe dizer que tudo o que “DEUS manda dizer” está na Bíblia. Leia Hebreus 1. 1-4: “HAVENDO DEUS, ANTIGAMENTE, FALADO, MUITAS VEZES E DE MUITAS MANEIRAS, AOS PAIS, PELOS PROFETAS, A NÓS FALOU-NOS, NESTES ÚLTIMOS DIAS, PELO FILHO, …”
      Portanto, qualquer um de nós, seja pastor ou não, só poderá falar aquilo que está na PALAVRA DE DEUS, ou seja, na Bíblia. Entendemos que o pastor não recebeu “um recado” para aquela pessoa, pois tudo que DEUS tem para nos dizer, está na Bíblia, do contrário, não haveria necessidade de termos um livro tão extenso e com tantas promessas, mandamentos, etc. Esse termo “DEUS manda te dizer”, tem sido muito usado por pessoas que falam da carne (da sua própria fantasia), ou então sob influência maligna. Eu até posso usar esse termo, mas para ler um texto bíblico para alguém, e não falar algo inventado por mim. Aliás, eu conheço dezenas de cristãos que estão com suas vidas destruídas, justamente por dar ouvidos a coisas desse tipo. Devemos ter muito cuidado, pois a Bíblia é suficiente.
      Só existe uma maneira de a mensagem ser enviada ao pastor: quando ele consagra sua vida, ora, jejua e lê a PALAVRA DE DEUS. Ai, o ESPÍRITO SANTO dá a direção para que o pastor tenha a palavra que vai abençoar o povo. É assim que se busca a DEUS. Com períodos de jejum, oração e leitura da Bíblia.
      Quanto a essas “manifestações”, das quais você falou, são espíritos imundos que se apoderam das pessoas. Esses espíritos fazem a pessoa cair, gritar, sapatear. É uma espécie de show. Você usou um termo desconhecido para mim: “retete”. Vou procurar me informar, pois nunca ouvi esse termo.
      Nas igrejas onde o ESPÍRITO SANTO está presente, as pessoas possessas, ao receberem oração, os espíritos manifestam, fazendo com que as pessoas caiam. Na Igreja Universal, por exemplo, os pastores e obreiros não deixam as pessoas caírem. É o trabalho de libertação. Faz parte do “IDE” de JESUS. Leia em Mateus, 10. 7-8; Marcos 16. 15-20.
      Espero que tenha lhe ajudado entender um pouco. Sugiro que você leia um livro que fala justamente sobre este assunto: “Orixás, caboclos e guias, deuses ou demônios?”, Bispo Macedo. Esclarece perfeitamente sobre essa questão.
      Que o SENHOR JESUS a abençoe.

  33. Maria das Graças

    O meu propósito aqui não é julgar e nem criticar e sim aprender com vocês os ensinamentos do Pai, é o que de fato me interessa. Freqüento a igreja evangélica e gosto muito da palavra, ela me conforta, é muito bom. Apesar de já ter assintido, um reunião da doutrina espírita, a qual falava do amor, ao contrário do que muitos acham , acredito que o objeto de interesse da doutrina, o que pude perceber, é o de conduzir as pessoas no assunto, gostaria de perguntar a senhora Graça como pode o Espírito Santo falar com o pastor quando ele usa os termos Deus manda te dizer… E passa a mensagem a um fiel, segundo ele enviada por Deusl ( fala como se estivesse vendo o Criador naquele momento). De que maneira a mensagem é enviada ao pastor? Ou então quando ele fala buscai a face de Deus, o que o pastor quer dizer com isso? E o que são a manifestação que acontecem em algumas das igrejas evangélicas pentecostais, conhecidas como “retete”, onde, fies caem sobre o chão ao serem tocados pelo pastor, ou então dançam,gritam,pulam,gesticulam repetidamente? E o pastor retira o espirito sujo?Quando vi pela primeira vez achei que estava num centro de candomblé. Repito não é critica e sim a busca do conhecimento.Se eu estiver pecando levantando estas questões peço que Deus me perdoe. Pois Ele é Amor, o Caminho e a Verdade.
    Que Deus esteja com todos nós!

  34. Olá, acredito no espírito pois é uma energia e não uma matéria morta.Que vai para 07 palmos como todos que aqui estão.E o que sobra? para vc, ñ sobra nada.Morreu acabou.E ressurgir ñ é em materia e sim em energia e energia é o espírito. Como a largata em borboleta.(transformação)O corpo é composto de muita mais muita água e pouca massa corpórea.
    Por outro lado o espiritismo é uma doutrina e não religião e religião é ligar-se à Deus.Chegou no Brasil e tornou-se religião. E quem é Deus ,um homem? E SE ELE FOR MULHER? vc o discriminaria? e se fosse negro? pobre? analfabeto? É feito de carne ou energia? tem iteligência? como,se vc ñ vê? como vc. pode acreditá-lo em palavra?qual ?dos homens? como vc? Quem recebeu a intuição? ou o verbo se o espírito ñ existe?
    A diferença de quem adota uma filosofia religiosa ou uma doutrina ou uma crença é a fé.Buscá -la faz do ser humano acreditar e fé está onde? Fé é dogma?
    Respeite a crença e a fé das pessoase ñ se coloca um ser acima da verdade seja qual for a sua crença ou fé como cega. O que uma coisa é certa e que deve ser de exemplo pra todos de toda raça e religião.
    Amai o teu Deus sobre todas as coisas e ao teu irmão como se fosse a ti mesmo. E busque em verdade, em exemplo todos os dias de tua vida.
    Corpórea e ñ corpórea.
    Abraço apertado de um irmão que acredita em todas as religões como instrumento de unir os povos em linguas diferentes com uma única mensagem.
    Deus existe dentro de vc. E o meu Deus que habita dentro de mim sauda o que habita dentro de vc.

  35. Prezado Antonio, voce está absolutamente certo. “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo anuncie outro Evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro Evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Paulo em Gálatas 1. 8 e 9) Aqui fica muito claro que não existem dois evangelhos, mas apenas um. E como o Evangelho não é apenas palavras e teorias, mas poder de DEUS para nossas vidas, posso lhe informar que o Evangelho que eu vivo é aquele do qual JESUS falou: “EIS QUE VOU DOU PODER PARA PISAR SERPENTES E ESCORPIÕES, E TODA A FORÇA DO INIMIGO, E NADA VOS FARÁ DANO ALGUM. (Lucas 10. 19) e ainda: ” …..: IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO. E ESTES SINAIS SEGUIRÃO AOS QUE CREREM: EM MEU NOME, EXPULSARÃO DEMÎNIOS; FALARÃO NOVAS LÍNGUAS; PEGARÃO NAS SERPENTES; E, SE BEBEREM ALGUMA COISA MORTÍFERA, NÃO LHES FARÁ DANO ALGUM; E IMPORÃO AS MÃOS SOBRE OS ENFERMOS E OS CURARÃO. ORA, O SENHOR, DEPOIS DE LHES TER FALADO, FOI ECEBIDO NO CÉU E ASSENTOU-SE À DIREITA DE DEUS. E ELES, TENDO PARTIDO, PREGARAM POR TODAS AS PARTES, COOPERANDO COM ELES O SENHOR E CONFIRMANDO A PALAVRA COM SINAIS QUE SE SEGUIRAM. AMÉM!” (Marcos 16. 15-20) è esse o nosso Evangelho. O Evangelho que tem transformado milhões de vidas em todo mundo e tem sido confirmado através dos pastores, bispos, missionários, apóstolos, evangelistas, obreiros e de todo aquele que crê e pratica seus ensinamentos, inclusive eu, que há 7 anos tive minha vida transformada e poderosamente abençoada, pelo poder desse Evangelho. Todas as maravilhas que temos visto confirmam que este é o Evangelho que cura, liberta e salva. Portanto, não existe outro. “Ora, nós sabemos que DEUS não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a DEUS e faz a sua vontade, a esse ele ouve.” (João 9. 31) Nós podemos dizer como Paulo: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de DEUS.” (ICor. 2. 4 e 5) Então, Evangelho não é teoria e sim prática.
    Seja abençoado e transformado pelo poder do Evangelho.

  36. Ué… por que colou essa parte? Não que eu tenha nada contra…

    Isso aí não é o que eu CREIO. Isso é o óbvio e ululante sobre a Bíblia. Óbvio esse que DOUTRINAS ocultam, por detrás da autoridade de pastores e líderes.

    Se ALGUMA COISA eu “prego”, é “leia a Bíblia. Leia a Bíblia DIREITO. Leia a Bíblia usando as regras de leitura que você aprendeu na ESCOLA e não na igreja”. Só isso. O resto saiu DA BÍBLIA.

    • Pois é, Antonio. Para se entender a Bíblia existem a exegese e a hermenêutica.
      Eu só colei como resposta a tua pergunta “Suficiente para quê?”. Só por isto… preferi colar do teu blog do que ter de escrever a mesma coisa, com outras palavras.

      • Alguém aí em cima disse, com bastante propriedade, que “devemos nos tornar crianças”. Daí eu pergunto: uma criança terá que aprender exegese e hermenêutica que nada mais são do que sinônimo de interpretação de texto? Ou terá que ler com simplicidade, ver o que está escrito?
        Quem ENSINA exegese e hermenêutica? Não são pessoas que leram e, supostamente entenderam e explicam as regras através das quais se chega às mesmas conclusões? É a perpetuação do erro! Não se estuda “teologia” para ver o que está escrito na Bíblia, mas sim para entender as INTERPRETAÇÕES da Bíblia. Deixa-se de acreditar no que está escrito para perpetuar as interpretações. E o herege passa a ser quem lê a Bíblia SEM os “manuais” que esses “mestres” escreveram.

        Sou mais Paulo, que considerou ANÁTEMA aquele que “fosse além do que está escrito”.

  37. Não tenho nenhuma repulsa aos evangélicos. Tenho repulsa da DOUTRINA dos evangélicos, uma doutrina que mistura lei e Graça, coisa ABOMINÁVEL, segundo a Bíblia. A culpa não é de vocês, é da tradição que seguem. Exige CORAGEM ler a Bíblia e acreditar no que está lendo, ainda que vá contra o que ensinaram.

    Você diz: “Mas, como você sabe bem, acreditar não é suficiente”. Suficiente para quê? Para SALVAÇÃO? Se for isso, informo que NEM ACREDITAR é necessário para a salvação. Paulo não acreditava e, quando DEUS quis, se manifestou nele a salvação que estava predestinada.

    O motivo do registro no site está explicado no próprio site, do lado esquerdo, abaixo do menu.

    • ********
      É fundamental que você entenda a BÍBLIA.

      Repare que estamos dizendo “entender” e não “acreditar”. A diferença é que quando as pessoas acreditam na Bíblia sem a entender, se tornam alvo de interpretações parciais, que podem gerar uma confusão muito grande.

      Quem “acredita” na Bíblia, geralmente a considera “Palavra de Deus” e, por ser “palavra de Deus”, tudo o que estiver escrito tem que ser levado a sério. E, assim, esquecem de colocar discernimento em suas leituras ou quando ouvem alguma pregação, pois, “está na Bíblia”.
      Muitas das confusões que as pessoas acreditam como “verdade” são ocasionadas não pelo que está escrito na Bíblia, mas pelo que as tradições religiosas ensinam.
      *************

      Como entender a Bíblia
      em http://www.ultimareforma.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=93:como-entender-a-biblia&catid=9:artigos&Itemid=28

  38. Prezado Antonio (continuando) não sei qual a sua tradição religiosa, mas seja ela qual for, para que voce receba, compreenda e aceite a PALAVRA VIVA, terá que se despojar dela, pois apenas pelo ESPÍRITO DE DEUS é que haverá a compreensão exata da obra restauradora, libertadora e salvadora de CRISTO. Voce deve se colocar como uma criança diante das PALAVRAS DE JESUS. “E disse: EM VERDADE VOS DIGO QUE SE NÃO VOS CONVERTERDES E NÃO TORNARDES COMO CRIANÇAS, DE MODO ALGUM ENTRAREIS NO REINO DOS CÉUS. AQUELE QUE SE FIZER PEQUENO, COMO ESSA CRIANÇA, ESSE É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS.”( Mateus 18. 3-4) Qual a diferença entre adultos e crianças? Por acaso não é a inocência, a pureza? É voce estar totalmente despojado de tudo aquilo que possa lavá-lo a uma mensagem humanizada. Trazer para dentro da doutrina bíblica, filosofias, conceitos e achismos, não pode gerar outra coisa a não ser heresia. Usando única e esclusivamente a fé, é que estaremos aptos para entrar no REINO DE DEUS e recebermos suas promessas. “Jesus lhe respondeu: NÃO TE DISSE QUE SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS? (João 11. 40) Que O SENHOR o abençoe.

    • Primeiro, NÃO TENHO tradição religiosa. Leio o que está ESCRITO na Bíblia e acredito. Acredito no que ESTÁ ESCRITO e não em INTERPRETAÇÕES.

      Onde está ESCRITO que e´”pelo Espírito de Deus que haverá a compreensão… ” ?

      Fala pra mim uma coisa: qual é a CRIANÇA que consegue ver “Trindade” na Bíblia?

      Gente… quem traz achismos, doutrinas, etc, são os EVANGÉLICOS. Eu apenas LEIO e vejo o que está escrito.

      • Antonio,
        Tive a curiosidade de entrar na página inicial do blog que você cadastra aqui. E ao ler tuas palavras aqui, eu, sinceramente me pergunto: por que esta repulsa aos evangélicos? Por que somos nós o teu problema? Ótimo que você leia o que está escrito e acredita.
        Mas, como você sabe bem, acreditar não é suficiente. A própria Bíblia exemplifica isto: “crês tu que Deus é um só? Fazes bem, até os demônios creem, e tremem”. É preciso vivê-la, aprender dela e não somente ler e crer ou deixar de crer.
        Não estou aqui para levantar a minha bandeira, julgo que este meu blog é democrático, e faço tudo para que ele seja. Existem várias bandeiras levantadas aqui: espíritas, legalistas, judeus, criacionistas, evolucionistas, etc. basta você ver outros posts. Cada um dá a própria opinião, eu incluso.
        Mas o que eu não entendo é porque eu, que sou evangélico, é que trago a dúvida e a separação. No que você me julga você mesmo pratica: no teu blog você também prega uma doutrina – a doutrina da graça.
        Você também passa a tua interpretação da Bíblia. Ou me responda por quê existe um formulário no teu blog para a pessoa se cadastrar? É para passar o que eu interpreto? Não, é para você passar o que você interpreta da Bíblia.
        Não é preciso estar afiliado a uma igreja, denominação ou seja lá o que for, para passar o que se interpreta da Bíblia. Você sabe fazer isto muito bem, já que você “não tem tradição religiosa” e parece-me, não pertence a igreja alguma.

  39. Você disse que “todas elas dariam a você a mesma instrução dada pela Graça”. Eu até concordo: sobre a Graça, TODAS as igrejas evangélicas acreditam na PALAVRA “Graça” mas não no SIGNIFICADO da Graça. Jesus morreu para nos salvar… mas ainda precisamos ser salvos. Jesus tirou o pecado do mundo, mas ainda somos pecadores. Jesus é o novo sacerdote que institui uma nova Lei, mas ainda estamos sob a lei do pecado. E por aí vai. Já se perguntou que diferença faz JESUS para você, se comparar com o tempo anterior a Jesus? NENHUMA. Você ainda é um perdido(a) e, se NÃO FIZER coisas que a religião exige, não será salvo. Jesus fez o QUÊ, afinal?

    “Porque no fundo temos uma mesma linha de raciocínio, apesar de trabalharmos de diferentes formas com esta linha de raciocínio.” A “mesma linha de raciocínio” da maioria dos evangélicos de chama ARMINIANISMO, e se baseia num conceito chamado “livre arbítrio” que NÃO É um conceito Bíblico.

    A “multidão de evangélicos que cresce cada vez mais” NÃO CRESCE por causa dos ensinos, mas sim pelas PROMESSAS MILAGREIRAS das igrejas.

    Quem não precisa provar nada para ninguém é quem NADA AFIRMA ou quem não se dispõe a conversar sobre um assunto. Agora, fazer uma afirmação e vir com “não preciso provar nada para ninguém”, desqualifica totalmente a pessoa para um diálogo honesto. E não estou querendo que “prove” que você está certo(a). Quero que prove que EU estou errado. Afinal, a afirmativa foi de que, se eu não entender do SEU JEITO (quem disse que não ENTENDO o seu jeito? Entender e CONCORDAR são coisas diferentes), eu vou estar errado.

    Realmente, basta lê-la com sinceridade de coração, mas SEM levar em conta ensinamentos de igrejas. Aí sim, se terá um entendimento.

    • A diferença que Jesus fez na minha vida, se comparado com o tempo anterior? O que você sabe de mim? De onde você me conhece? O que eu já te falei da minha vida? Quem algum dia te falou de mim para você disparar estas coisas?

      • Ei, calma! Não é na SUA vida. É na vida de todo mundo que acredita que Jesus salvou… mas se não batizar, se não isso, senão aquilo, senão aquilo outro, a salvação não adiantou nada. Você está “salvo” de um esquema (Lei) onde seus ATOS determinavam se você estava salvo ou não. Jesus MUDOU isso. Atos (quaisquer que sejam) não tem peso algum para definir salvação, pois “de seus pecados não me lembrarei”, e “fostes salvos pela Graça, por meio da fé. Isso NÃO VEM DE VÓS, é dom de Deus”.

        • Antonio,

          A salvação vem pela graça, ela é adquirida de graça, não precisamos fazer nada para obtê-la a não ser pedir; mas para mantê-la só é necessário uma coisa: “quem quer vir após mim, tome a tua cruz e siga-me”.
          Claro que Deus “não se lembra” dos pecados daquele que se achega a Ele pela fé. É claro que a salvação é pura deliberação de Deus para os homens. Eu não entendi porque você me informa isto… eu sei disto… Acho que você está me julgando, não?

          • “A não ser pedir” está errado. NEM ISSO você precisa fazer. É Deus quem escolheu os salvos, e isso ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO.
            E, se algo parte de DEUS, pode alguém NO MUNDO alterar o desígnio de Deus?
            Isso sem esquecer de que, segundo os evangélicos, não basta “pedir”… tem que batizar, tem que tomar ceia, tem que “ser bonzinho” o resto da vida, senão a GRAÇA de Deus não serviu de nada. Se você não PAGAR ESSE PREÇO (pedir, se batizar, etc)… a GRAÇA não serviu. Que “Graça” é essa que tem preço?

            • Vê? Esta é a tua doutrina.
              Você crê assim e passa isto adiante. Vá na tua fé que eu vou na minha. Se você crê assim, ótimo. Antes termos pessoas salvas em Cristo do que perdidas para o mundo.
              Boa sorte.

  40. Só duas perguntas:
    1) Como podemos distinguir a QUEM o “Espírito Santo está testificando” daqueles que ACREDITAM nisso, mas, de fato, estão indo pela própria cabeça e pelos próprios conceitos enraizados? Afinal, SE TODOS que dizem “falar pelo Espírito Santo” estão certos, então o Espírito Santo está ensinando coisas diferentes sobre um mesmo assunto, para pessoas diferentes, haja vista a profusão de igrejas DIFERENTES que existem por ai.
    2) Quer dizer que se não entender COMO VOCÊS ENTENDEM, está errado? PROVE isso.

    • Prezado Antonio,

      É engraçado que, apesar de haver tantas igrejas diferentes como você mesmo diz, e realmente eu concordo (digo as evangélicas), todas elas dariam a você a mesma instrução dada pela Graça. Pode haver muitas igrejas evangélicas diferentes, que trabalham de diferente formas, mas nós falamos a mesma língua. Isto tanto é verdade que para o mundo em geral qualquer evangélico é estereotipado sempre da mesma forma. Por que isto? Porque no fundo temos uma mesma linha de raciocínio, apesar de trabalharmos de diferentes formas com esta linha de raciocínio.

      Acho que isto responde as suas duas perguntas.

      O mais incrível é que desde que eu comecei este blog tenho lindo de tudo: uma hora os evangélicos são todos iguais, outra hora são diferentes, em outra hora são incultos e incaltos, em outro momento são ladrões espertos e criadores de quadrilhas que enganam o povo há anos, uma hora são bitolados que leem demais a bilbia, noutra outra não entendem nada dela, ou a interpretam errado… Ou seja, é uma bagunça em que, todos os que atacam nossos pensamentos, nunca se entendem, somente agem pela conveniência. E a multidão de evangélicos, que crece cada dia mais, é que “ensimamos coisas diferentes sobre um mesmo assunto”.

      Outra coisa é que sempre nos pedem para provar que estamos certos. Mas como provar se aqueles que nos exigem isto não entendem ou nem leem a Palavra do nosso Deus, que é de onde pautamos nossa conduta? Por exemplo: não adiantará muita coisa eu tentar provar que o oxigênio existe, mesmo que você nunca o tenha visto, porque você não crê no que está escrito dele nos livros. Nós, na verdade, não precisamos provar nada a ninguém. Temos nossa conduta que é pautada num livro que você (eu acho, pode me corrigir se eu estiver errado) desconsidera. Se temos certeza de que estamos certos não nos preocupamos em ficar provando. Quem quiser provas que recorra a mesma fonte que nós recorremos, ela está disponível a todos. Basta lê-la com sinceridade de coração e pedir ao seu Autor que ilumine a sua mente. Mas creio que isto seja pedir muito.

    • Meu querido, não se trata de entender como nós, e sim de crer nas PALAVRAS DE JESUS. Temos uma só fé, um só espírito. Não estamos falando de igrejas e sim de fé. Até porque igreja é organização humana, mas a fé é dom de DEUS. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com DEUS, por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, por meio DE QUEM obtivemos acesso, pela fé, a ESTA GRAÇA, NA QUAL estamos firmes e nos gloriamos na esperança da GLÓRIA de DEUS.”Romanos 5. 1 e 2.
      Afinal, “Bem-aventurados aqueles cujas transgressões são perdoadas, cujos pecados são cobertos. Bem aventurado o homem a quem o SENHOR não leva em conta o pecado.” Romanos 4. 7 e 8. Medite e seja feliz.

      • Quem DISSE que “tinha que entender como nós”, foi Graça, em Novembro 29th, 2009 às 10:13 pm.

        Quanto a crer NAS PALAVRAS DE JESUS, a MAIORIA dos evangélicos não crê. Qual evangélico teria coragem de dizer, por exemplo, que BATISMO em águas é uma coisa ultrapassada, pois está ESCRITO que “após mim, virá aquele que batizará com ESPÍRITO SANTO” (e não com água)?

  41. Olá, Graça.

    Infelizmente, quando nos metemos a “refutar certas heresias”, muitas vezes esquecemos o elementar fato de que, do ponto de vista da OUTRA PESSOA, nós é que “pregamos” heresia. E isso se ENQUADRA na questão “tudo de acordo com a Palavra de Deus”. Não é verdade. De fato, as refutações são feitas de acordo com a INTERPRETAÇÃO que temos da “Palavra de Deus”. Interpretação essas que, muitas vezes NEM se baseiam na Bíblia, mas no que pastores ensinaram.

    • Sinto informar-lhe que toda interpretação em desacordo com A PALAVRA DE DEUS é considerada heresia, ou seja, tudo aquilo que não tem base bíblica não deve ser aceito por aqueles que têem a Bíblia como regra de fé. E nossa fé se baseia tão somente NA PALAVRA DE DEUS, e não em idéias ou filosofias humanas. Ouvimos os nossos líderes, sim, pois são profetas de DEUS, no entanto, O ESPÍRITO SANTO testifica com o nosso espírito e ai sabemos quando a PALAVRA vem de DEUS ou quando vem do homem.
      Entendo que é impossível, para aquele que não tem o ESPÍRITO SANTO, compreender o fato de pessoas, muitas delas até iletradas (ou como dizem ignorantes), terem a ciência de DEUS, no entanto, a promessa do ESPÍRITO SANTO é para qualquer um que ame o SENHOR JESUS, pois foi ELE mesmo quem disse: “Se alguem me ama, guardará a MINHA PALAVRA. MEU PAI o amará, e viremos a ele e faremos nele morada.(…..) Mas o CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO, a quem O PAI enviará em MEU NOME, ESSE vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que TENHO dito. (…..) Mas quando o ESPÍRITO da verdade vier, ELE vos guiará em toda a verdade, pois não falará por SI mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras.” (Evangelho de João 14. 23 e 26; 15. 13) Sugiro a voce que leia o Evangelho de João e se não conseguir entender, como nós entendemos, peça ao SENHOR JESUS, com sinceridade de coração, que lhe batize com o ESPÍRITO SANTO, pois somente assim estará apto a compreender as coisas do REINO DE DEUS.
      Que O MEU SENHOR JESUS o abençoe abundantemente.

  42. Se a minha resposta em outro tópico estivesse falando de OUTRA religião, você teria razão. Mas está falando DA MINHA e não criticando a dos outros.

    • Prezado Antonio, se voce é um religioso, sinto informar-lhe que está em local errado. Creio que o objetivo deste site é, de uma forma interativa, refutar certas heresias, e/ou filosofias que nos rodeiam, à luz da Bíblia. Aqui não se “ataca”, como disse, nenhuma religião, apenas refutamos de acordo com A PALAVRA DE DEUS, que é a nossa regra de fé. Não cremos naquilo que os homens dizem, e sim em tudo aquilo que DEUS diz. Muito diferente, não acha?

  43. Qualquer religião ganharia mais se falasse de SUAS PRÓPRIAS características, ao invés de atacar características dos outros. Até parece disputa política: quando não te tem o que mostrar, precisa-se atacar o adversário.

  44. Contra o fanatismo não existe argumentos.

  45. José Benedito Franco

    Nos tempos do Antigo Testamento, os profetas, inspirados pelo Espírito de Deus, assumiam prontamente o compromisso de falar a verdade, de fazer advertências, mesmo que isso implicasse até mesmo em sua morte.
    ————-
    Lucas 19:40
    Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão
    ————
    Não podemos ficar calados, diante de tantas mentiras.
    A engano satânico ao espírita tem início ao abrir a Bíblia, logo de início.
    ——————
    Gênesis 2:17 – Deus dizendo:
    mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque , no dia em que dela comeres, CERTAMENTE MORRERÁS.
    ——————–
    Gênesis 3:4 – A SERPENTE DIZENDO:
    Então, a serpente disse à mulher: CERTAMENTE NÃO MORREREIS
    ——————-
    O espiritismo nasce na afirmação da serpente, de satanás, “CERTAMENTE NÃO MORREREIS”, cuja declaração não é nada menos do que rotular Deus de mentiroso, pois através da grande mentira satânica da REENCARNAÇÃO, o homem é despertado pelo inimigo de Deus, a querer saber mais que o próprio Criador..
    ——————
    E este suposto conhecimento, “entre aspas” embebedam os espíritas, tornando-os cúmplices do grande transgressor da Lei de Deus.
    ——————
    Mas a palavra de Deus é uma fonte de verdades, que possibilita ao homem obter todas as respostas necessárias às verdades reveladas por Deus.
    Pois, não haverá desculpas para o homem, tudo está aos seus olhos, basta a sinceridade de busca, e com certeza as verdades aparecem.
    —————
    Vejamos o texto:
    Deuteronômio 18:
    Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
    Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro.
    nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem CONSULTE OS MORTOS.
    pois todo aquele que faz tal coisa é ABOMINAÇÃO ao SENHOR; e por estas abominaçoes o SENHOR, teu Deus, as lança fora de diante de ti.
    —————–
    Aqui fica bem claro a todos os espíritas, não somos nós que temos que conhecer mais o espíritismo, muito pelo contrário, são eles espíritas que precisam buscar o conhecimento das verdades de Deus, na Bíblia, porque a sua condenação por parte de Deus está gritando: DEUS LANÇA OS ESPÍRITAS DE DIANTE DELE.-
    Esse será o FIM DEFINITIVO, ETERNO de todo espírita, que optou em seguir uma mentira satânica do que acreditar em nosso Criador.
    ———–
    Em Hebreus 9:27
    E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juizo.
    ————
    CARIMBADO:- ESPIRITISMO – PERDIÇÃO ETERNA
    24/10/2009-Sábado- 15:14 hs
    ————————————————————————-

  46. Bom, cada um tem sua maneira de ver e de acreditar nas coisas. O importante é não afirmar aquilo que se desconhece. O objetivo de todas as religiões é um só: religar o homem a Deus. Os caminhos podem ser diferentes, claro, as pessoas são diferentes. Mas o objetivo é único, e convenhamos, um sublime objetivo!
    Se vocês forem estudar o espiritismo afundo vão ter certeza que, por mais que seja diferente, a visão espírita é uma visão boa. O espiritismo não busca prejudicar ninguém, muito menos cultuar o mal, pelo contrário. Assim como as religiões protestantes possuem pontos positivos, o espiritismo só busca o positivo.

    • Querida Marcela,
      Com DEUS não existem “maneiras de se acreditar” e sim crer ou não crer, e nós conhecemos muito bem aquilo que estamos falando, pois cremos que A PALAVRA DE DEUS é verdadeira. A ÚNICA PESSOA que pode , como voce diz, “religar o homem a DEUS”, é O SENHOR JESUS CRISTO e não as religiões, pois JESUS disse: “EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA. NINGUEM VEM AO PAI SENÃO POR MIM.” Portanto não existem “caminhos” diferentes, mas apenas UM CAMINHO. Não devemos ficar preocupados com “pontos positivos”, e sim com a importamcia de de se ter comunhão com DEUS. Sugiro a voce que leia a Bíblia para aprender qual deve ser a sua fé, pois somente nela é que está contida a vontade de DEUS para nós. Não se alimente pelas mãos dos outros, vá direto à FONTE.

      • vc está em pleno século 21 e ainda acredita em um livro de ficção científica escrito há mais de 2000 anos atrás!

        Me poupe! Posso te provar com fatos escritos na própria bíblia que irá te deixar sem resposta…

        • caro alexandre,
          se você crê ou não na bíblia como sendo inspirada pelo próprio Deus, este não é um problema meu e sim teu, nem entro neste quesito.
          agora, debochar de mim porque acredito e referir-se a ela como “um livro de ficção científica” é muita falta de esclarecimento da tua parte.
          sugiro você ler este post http://kuryusthelord.wordpress.com/2009/10/12/a-biblia-a-luz-da-humanidade/ e ouvir este áudio que deixo aqui. você verá que a ciência não desmente a bíblia e nem a bíblia desmente a ciência e muito menos a bíblia desmente ela mesma! de onde você tirou esta idéia?

          http://www.4shared.com/file/126160552/33c5f793/Pr_Silas_Malafaia_-_Criacao_x_Evolucao.html

        • Prezado Alexandre
          Sem resposta? Impossível! Pois como voce mesmo disse, escrito há mais de dois mil anos atrás e atualíssimo, mas para quem não crê é apenas um livro de histórias. Agora, quem não crê, nunca desfrutará das maravilhosas promessas contidas nela.
          E se voce estivesse atualizado veria o quanto a ciência tem confirmado inúmeras passagens bíblicas. Apesar de que, para nós que cremos, isso não é relevante, pois não dependemos de atestado algum feito por cientistas, mas para aqueles que não creem, como voce, tem sido de grande valia. Sugiro que se atualize primeiro, para depois questionar.

        • Querido Alexandre,
          Nao serei hipocrita q tem muita coisa q ainda nao entendemos por limite humano q temos. pq Deus e Deus de infinita sabedoria , e por isso somos um corpo, q o q eu nao entendo a meu irmao e revelado e eu posso entender, o que seria dos cientistas sem a misericordia de Deus. Assim como jesus respondeu aos fariseus q queria testa-lo em Mateus :23 ¶ E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?
          24 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, também eu vos direi com que autoridade faço isto.
          25 O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?
          26 E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta.
          27 E, respondendo a Jesus, disseram: Não sabemos. Ele disse-lhes: Nem eu vos digo com que autoridade faço isto.
          Quando vc me responder a minha pergunta eu respondo a sua ta? Como vc explica um livro q foi escrito a 2000 anos atras , Q revelou muita coisa q so esta aontecendo agora? A Biblia e mais atualizada do que o Jornal q vc compra dia a dia!
          Que Deus venha te fazer superar a sua incredulidade e q um dia possa te chamar de irmao. Amem!

  47. (continuação)
    que aquele que crer NELE terá a VIDA ETERNA, e que ELE é O PÃO DA VIDA, porque eu vou acreditar em um homem qualquer ou em qualquer doutrina, filosofia ou idéias de vivos ou de mortos. Até porque ELE diz: “QUEM CRÊ EM MIM, COMO DIZ A ESCRITURA, DE SEU INTERIOR CORRERÃO RIOS DE ÁGUA VIVA. Isto disse do ESPÍRITO que haviam de receber os que cressem NELE; pois o ESPÍRITO SANTO ainda não havia sido dado porque JESUS ainda não tinha sido glorificado.” João 7. 38-39.
    Portanto, eu prefiro ficar com AS PALAVRAS DE JESUS, até porque a SUA PALAVRA diz em Hebreus 9. 27: “E como aos homens está determinado morrerem uma só vez e depois disto o juízo, ….”, é melhor crer em algo que traga resultados práticos e benéficos, naturalmente.
    Aconselho-o a ler AS PALVRAS DE JESUS com o coração aberto e, com sinceridade, desejar ser esclarecido, deixando os conceitos e os pré conceitos de lado, pois JESUS não falou por enigmas e sim claramente para que todos possam entendê-LO. E não esqueça: “MAS OS COVARDES E INCRÉDULOS, OS ABOMINÁVEIS E HOMICIDAS, OS FORNICADORES E FEITICEIROS, OS IDÓLATRAS E TODOS OS MENTIROSOS TERÃO SUA PARTE NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE, QUE É A SEGUNDA MORTE.” Apocalipse 21. 8
    Leia tambem: Apocalipse 22 vs: 14, 15, 19.
    Não existe outro Evangelho a não ser O EVANGELHO DE JESUS CRISTO. A SUA PALAVRA É SUFICIENTE!

  48. Prezado assedepaiva
    Tudo o que eu tenho a dizer para voce é aquilo que QUEM ESTÁ VIVO DIZ: “EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO: QUEM OUVE A MINHA PALAVRA E CRÊ NAQUELE QUE ME ENVIOU TEM A VIDA ETERNA, E NÃO ENTRARÁ EM CONDENAÇÃO, MAS PASSOU DA MORTE PARA A VIDA. EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO: VEM A HORA E JÁ CHEGOU, EM QUE OS MORTOS OUVIRÃO A VOZ DO FILHO DE DEUS; E OS QUE A OUVIREM VIVERÃO.”João 5. 24-25.
    Bem, para ouvir a SUA PALAVRA, temos que conhecê-LA, e para conhecê-LA só tem um jeito: abrir a Bíblia. Não existe nenhum outro livro que possa me falar sobre A SUA PALAVRA que não seja a Bíblia. “EXAMINAIS AS ESCRITURAS, PORQUE JULGAIS TER NELAS A VIDA ETERNA, E SÃO ELAS QUE TESTIFICAM DE MIM.” João 5. 39.
    Veja as promessas: VIDA ETERNA e o livramento da condenação.
    Agora, “MORTOS OUVIRÃO … E VIVERÃO.”, voce já viu morto ouvir alguma coisa? E por ouvir, viver? É óbvio que morto não ouve. Então de que morto ELE está falando? Fica claro que é do morto espiritual, ou seja, daquele que está separado de DEUS.
    “NA VERDADE, NA VERDADE VOS DIGO: AQUELE QUE CRÊ EM MIM TEM A VIDA ETERNA. EU SOU O PÃO DA VIDA”. João 6. 47-48. E se JESUS diz

  49. em meu site baixe o rquivo
    enigmas de jesus
    então me responda
    AP

  50. Apenas para reforçar tudo que foi dito sobre essa cruel doutrina que tem enganado milhares de pessoas, quero deixar alguns trechos de um livro que faz parte da minha biblioteca há muitos anos. O nome do livro é “O evangelho segundo o espriritismo” por Allan Kardec, tradução de Guillon Ribeiro, da terceira edição francesa, revista, corrigida e modificada pelo autor, 48ª edição, 1958, editada pela Federação espírita brasileira, Rua Figueira de Melo, 410 e Avenida Passos, 30, Rio de Janeiro.
    Na Introdução, página 34:
    VI. “Os demônios ocupam o espaço que separa o céu da Terra; constituem o laço que une o Grande Todo a si mesmo. Não entrando nunca a divindade em comunicação direta com o homem, é por intermédio dos demônios que os deuses entram em comércio e se entretêm com ele, quer durante a vigília, quer durante o sono.”
    “…………..Também o Espiritismo diz que os Espíritos povoam o espaço; que Deus só se comunica com os homens por intermédio dos Espíritos puros, que são os incumbidos de lhe transmitirem as vontades; que os Espíritos se comunicam com eles durante a vigília e durante o sono. Ponde, em lugar da palavra demônio, a palavra Espírito e tereis a doutrina espírita; ponde a palavra anjo e tereis a doutrina cristã.”
    Procurei colocar exatamente como está no livro.
    Entretanto, para mim, particularmente, a maior prova de que essa doutrina é absolutamente contrária à PALAVRA DE DEUS e aos ensinamentos de JESUS CRISTO, é a vida totalmente destruída de dezenas de pessoas que vivem nesta comunidade. Moro na região que, dizem, ser o reduto do espriritismo. Lamento, mas as pessoas que aqui vivem carregam sobre si a maldição de uma vida contrária aos ensinamentos de DEUS. Imaginem uma cidade morta. É, isso mesmo! Uma cidade morta. Onde nada prospera. Nada. Gerações de famílias inteiras vivem da caridade. Conheço pessoas que desde que mudei para cá, passam o tempo todo pedindo. Há dez anos estão pedindo. E pedindo de tudo, desde alimento até utensílios. Colocamos o nome de “indústria do se-me-dão”. As pessoas teriam facilidade para plantar e não plantam. Preferem pedir. Mas por que? Porque tem uma parcela da população que precisa viver de fazer caridade, e se não tem os miseráveis, como eles vão praticar. Por essa razão que eu chamo de indústria. É uma verdadeira indústria do mal. Vale lembrar as palavras de Jesus: “…… o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, EU vim para que tenham vida e a tenham em abundancia.” Jo. 10.10
    “…. e conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará.” Jo.8.32

    • não sou espírita, apesar de já ter estudado sua doutrina (já estudei várias doutrinas e religiões) e não sei se é so´aqui (curitiba), mas posso dizer que 95% dos que seguem a doutrina de Allan Kardec são pessoas bem sucedidas. Obviamnete algumas não tem muito dinheiro, mas são pessoas felizes. Acho que o que vc citou é uma pura questão social do país em que vivemos.

      Há algum tempo atrás, a Igreja Universal foi condenada a indenizar um fiél por que el doou abslutamente TUDO á igreja! pediu emprestimos e tudo mais!

    • Olha como vcs esta destorcendo que o está escrito. Nesta parte do Livro ESE esta sendo comentada as teorias de Socrates e Plantao. Mais abaixo na mesma pagina existe a explicação. Nao seja leviana em querer mostrar só que interessa, isto naó é honesto

  51. Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará!
    A quem foi revelado a Verdade, foi dado o discernimento espiritual, não havendo mais a necessidade de se alimentar de baboseiras criadas pelo homem p/ tentar satisfazer e preencher o seu ego e vazio interior na busca incessante da Verdadeira comunhão com o seu Criador!

  52. Prezada,

    Há uma grande diferença entre o que você acha e o que é real, antes de criticar qualquer religião, ou segmento, estude… Como pode não gostar de algo sem conhecê-lo? Não tenho religião, apenas acredito em Deus, mas estudo sobre religiões, gostaria que fizesse o mesmo, assim você terá argumentos para defender ou criticá-las, suas concepções sobre espiritismo são fundamentadas no “achismo”, ou seja, você acha que é assim e busca trechos bíblicos para críticas, não sou profundo conhecedor do espiritismo, mas tenho mais conhecimento que você. Como havia dito, você baseou-se na bíblia sem procurar saber do espiritismo essas respostas, posso te falar inúmeras passagens bíblicas que mostra seus erros. A bíblia foi escrita durante um período de 1.600 anos, diversos autores, em resumo são pessoas tentando entender Deus, assim como, eu e você, buscabdo a verdade desses inúmeros mistérios, assim, somos passíveis de erros, afinal somos humanos, há relatos de “coisas” supostamente ditas por Deus (as religiões cristãs dizem que ela é a palavra de Deus), que não condizem com ensinamentos de nenhuma religião, muitas passagens são doutrinas de povos, pessoas tentando dominar pessoas e se escondendo e se justificando atrás de Deus. A bíblia foi “montada” através de interesse, simples interesse. Inúmeras cartas, textos, livros foram “esquecidos” ou deixados de lado por serem “hereges”. Mas o que é certo e o que é errado? Será se realmente o espírito santo escolheu os livros que estão contidos nela? Por fim, leia um pouco mais sobre religiões, sobre as buscas de entendimento do sagrado, história, inclusive história de sua própria religião, onde surgiu, quando surgiu…

    Fique com Deus!

    lembre-se, não somos donos da verdade, apenas a procuramos…

  53. Querido Fabrício,

    É preocupante a maneira como você fala sobre algo que desconhece, logo, você não tem autoridade para julgá-la e menos ainda condená-la.
    O Espiritismo é uma doutrina com aspecto científico, filosófico e religioso. Nele não existem rituais, sacrifícios nem adivinhações. Essas são interpretações equivocadas e embasadas na falta de conhecimento.
    Não posso falar sobre outras religiões porque não possuo os conhecimentos necessários, mas as respeito e respeito os seus adeptos. Somos todos irmãos perante Deus.
    Minha intenção aqui não é te convencer que o Espiritismo procura elevar a criatura a Deus, pois já vejo que você tem sua opinião formada. Além disso, não seriam algumas palavras que te convenceriam de algo que já venho estudando há alguns anos.
    Para ser espírita é necessário estudar, raciocinar e sentir antes de classificar algo como bom o ruim. Aceitamos a orientação de Jesus de não julgar para não sermos julgados e seguimos seus ensinamentos, praticando a caridade e lutando para ser uma pessoa melhor a cada dia.
    O que eu quero te dizer é que devemos evitar julgar sem conhecer, que não fale sobre o que não sabe.
    Deus não é um patrimônio privado (seu), Ele é o pai de todos nós.
    Existia antes mesmo de que as Igrejas fossem criadas e isso você não pode mudar. Não é do interesse do Espiritismo tirar você da sua ilusão.
    E, para terminar, vou usar algumas palavras de Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita:

    Pelo interesse na sua glória futura, comprometo-me a escrever o seu nome em letras INDESTRUTÍVEIS, abaixo da seguinte sentença:

    TODOS OS ADEPTOS DO ESPIRITISMO SÃO INSENSATOS, PORQUE SOMENTE A MIM COMPETE JULGAR ATÉ ONDE VAI O PODER DE DEUS.

    E já que você tem tamanho poder, só me resta curvar-me.

    Que Deus te abençoe e esclareça,

    Marina

    • Correção:

      Querida irmã Marina,

      Fabricio não foi o autor do Post, e sim o primeiro a respondê-lo. Procurei responder o questionário do final do Post de forma diversa da original, sob ótica espírita.
      Coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento que julgar necessário: rocha@mail.com
      Irmãos, independente de bandeiras, trabalhemos na seara de Jesus amando, amparando e respeitando o próximo.

      Muita luz a todos!!!

    • Achei legal vc pesquisar sobre as diversas doutrinas!
      Porém, o que você fez foi denegrir a imagem da Doutrina Espírita. O pior é que não tem fundamento nenhum.
      A bíblia é um livro que depois de traduzida, foi transcrita varias vezes (mesmo por que Jesus NÃO ESCREVEU NADA, sua obra foi toda vivenciada).
      Respeito sua religião, mas não sua pesquisa que com certeza não tem fundamento algum.
      Temos que ter cuidado com o que escrevemos, pois pessoas vão ler e a primeira impressão que terá de vc, sua religião, etc., partirão do seu texto.
      Oro e rogo a Deus que um dia esse tipo de preconceito ou atitude de intolerância seja dissipado, pois o que importa realmente não é a religião que vc, eu ou os nossos irmãos professamos, mas sim a nossa religiosidade. Isso realmente é o que nos fará melhor a cada dia, permitindo assim nosso crescimento interior, nos tornando a imagem e semelhança de Deus, nos liga ao Pai.
      Deus não definiu qual a religião mais correta a seguir, pois o próprio Jesus não era Católico, Evangélico, Protestante, Espírita… Historicamente como Jesus era Judeu ele sua religião Judaica.
      Por tanto, não importa qual a sua visão da Doutrina Espírita ou outras tantas, o que importa é a sua religião e o que vc faz pelo seu próximo.
      Deus te abençoe!

      • Caríssima Adriana
        Não denegrimos nenhuma doutrina, apenas refutamos com base na ÚNICA PALAVRA que, para nós, é VERDADEIRA, ou seja, AS ESCRITURAS. Veja as palavras de JESUS: “EXAMINAIS AS ESCRITURAS, PORQUE VÓS CUIDAIS TER NELAS A VIDA ETERNA, E A SÃO ELAS QUE DE MIM TESTIFICAM.” (João 5.39) “QUEM CRÊ EM MIM, COMO DIZ A ESCRITURA, RIOS DE ÁGUA VIVA CORRERÃO DO SEU VENTRE.” (João 7.38)
        “QUEM É DE DEUS ESCUTA AS PALAVRAS DE DEUS; …”(João 8.47)
        “QUEM REJEITAR A MIM E NÃO RECEBER AS MINHAS PALAVRAS JÁ TEM QUEM O JULGUE; A PALAVRA QUE TENHO PREGADO, ESSA O HÁ DE JULGAR NO ÚLTIMO DIA.” (João 12.48)
        “JESUS RESPONDEU E DISSE-LHE: SE ALGUEM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA, E MEU PAI O AMARÁ, E VIREMOS PARA ELE E FAREMOS NELE MORADA.” (João 14.23)
        “MAS ELE DISSE: ANTES, BEM-AVENTURADOS OS QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS E A GUARDAM.” (Lucas 11.28)
        “PASSARÁ O CÉU E A TERRA, MAS AS MINHAS PALAVRAS NÃO HÃO DE PASSAR.” (Lucas 21.33). Creio ser impossível não entender.
        A doutrina espírita não tem “imagem” como disse, e sim inúmeras heresias.
        O fundamento é a BÍBLIA, que é A PALAVRA DE DEUS e foi escrita por diversos autores, em diversas épocas, por diversos anos e inspirada pelo ESPÍRITO SANTO. Veja as palavras de JESUS a esse respeito: “MAS AQUELE CONSOLADOR, O ESPÍRITO SANTO, QUE O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME, VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS E VOS FARÁ LEMBRAR DE TUDO QUANTO VOS TENHO DITO.” (João 14.26); “E QUANDO ELE VIER, CONVENCERÁ O MUNDO DO PECADO, E DA JUSTIÇA, E DO JUÍZO.” (João 16.8)
        Você tem razão, JESUS não escreveu nada, mas o SEU ESPÍRITO, sim, pois os homens usados para registrar a SUA PALAVRA foram direcionados por ELE.
        Não tenho religião e penso que as religiões afastam a criatura do seu CRIADOR, e se religião fosse algo bom, a maioria das pessoas viveriam muito bem, principalmente no Brasil onde não faltam religiões, e para todos os gostos.
        Reafirmo, nosso fundamento é CRISTO e tudo que falamos e escrevemos deve estar em consonância com a SUA PALAVRA.
        Não queremos causar “primeira impressão”, como disse, mas lutamos para que as pessoas recebam a palavra de JESUS em seus corações e, através DELA, tenham suas vidas transformadas. Isso é o que importa.
        Não temos “preconceito” e sim conceito firmado.
        Nossa atitude não é de “intolerância” e sim de revelar aos perdidos o propósito de DEUS para suas vidas.
        Evidente que JESUS não veio trazer uma religião, e sim trazer “…VIDA E VIDA COM ABUNDÂNCIA”. (João 10.10) Esse é o único crescimento que devemos ter, a SUA PALAVRA em nós, pois ELE diz: “… SEM MIM NADA PODEREIS FAZER.” (João 15.5B)
        Que O SENHOR JESUS a abençoe e que você aproveite a oportunidade para recebê-LO, sem preconceito, sem intolerância e, principalmente, sem heresias, crendo na SUA PALAVRA como uma criança.
        “EM VERDADE VOS DIGO QUE QUALQUER QUE NÃO RECEBER O REINO DE DEUS COMO UMA CRIANÇA DE MANEIRA NENHUMA ENTRARÁ NELE.” (Marcos 10.15)

  54. 1. Cite algumas ramificações do Espiritismo?
    R: Não existem ramificações. O Espiritismo é uma doutrina científico-filosófico-religiosa codificada por Allan Kardec. O termo espírita (e espiritismo) foi criado por Kardec para diferenciar de outras doutrinas e religiões. Em nada se aproxima de religiões “afro”, “magia negra”, etc (sem preconceitos a quaisquer religião).

    2. Cita algumas manifestações do Espiritismo?
    R: Manifestações de amor e caridade ao próximo.

    3. O que diz o Espiritismo sobre a Bíblia?
    R: Foi a primeira grande revelação de Deus à humanidade, buscando seu aprimoramentro moral e espiritual.

    4. O que diz o Espiritismo sobre Jesus Cristo?
    R: Espírito de Luz, nosso Mestre, orientador de todo o planeta.

    5. Cite referências Bíblicas que combatem a doutrina dos espíritas sobre as obras.
    R: Não há. Tudo é questão de interpretação e conhecimento.

    6. Que se atribui o aumento do espiritismo no Brasil?
    R: À iluminação daqueles que já possuem condições de vivenciar o Cristianismo redivivo. Sim! O espiritismo é acima de tudo uma doutrina Cristã!!! O Evangelho Segundo o Espiritismo é 100% fundamentado no Novo Testamento!

    Muita paz e que Jesus lhe abençoe!!!

    • 1. A Bíblia nos fala que toda a escritura foi inspirada por Deus (II Timóteo 3:16).
      Mas em alguns trechos é negada a inspiração divina (I Coríntios 7:6;5:12) (II Coríntios 11:17).

      2. Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4).
      Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23).
      Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).

      3. Deus diz para Noé que tudo o que se move e tem vida servirá de alimento para ele, e também toda a vegetação. Só não poderá comer da carne ainda com vida, ou seja, com sangue (Gênesis 9:3-4).
      Deus diz que nem todos os animais podem ser consumidos (Deuteronômio 14:7-20).

      4. Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9).
      Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5).

      5. Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11).
      Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33).

      6. Deus envia Moisés para o Egito resgatar os filhos de Israel (Êxodo 3:10. 4:19-23).
      No caminho, Deus ameaçou Moisés de morte. (Êxodo 4:24-26). Não proveu de explicação.

      7. Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu à pestilência (Êxodo 9:3-6).
      Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Êxodo 9:19-21,25). (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?)

      8. Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3).
      O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26).

      9. Deus proíbe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4).
      Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18).

      10. Proibição do assassinato (Êxodo 20:13).
      Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).

      11. Proibição do roubo (Êxodo 20:15).
      Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).

      12. Proibição da mentira (Êxodo 20:16)
      Deus permiti a mentira (I Reis 22:22)

      13. Você tem que julgar o próximo com justiça (Leviticus 19:15).
      Não julgue ninguém para não ser julgado (Mateus 7:1).

      14. Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29).
      Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).

      15. Deus não pode mentir (Números 23:19).
      Deus deliberadamente enviou um “espírito” mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22).
      Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12).
      O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9).

      16. Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:38).
      Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7).
      Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50).

      17. Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37).
      Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17).

      18. Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4).
      Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28).

      19. Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para sempre (Josué 8:28).
      Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32).

      20. Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39).
      Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15).

      21. Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20).
      David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9).
      Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43).

      22. Isaí teve sete filhos além de seu mais jovem, David (I Samuel 16:10.11).
      David foi o sétimo filho (I Crônicas 2:15).

      23. Saul tentou consultar o Senhor (I Samuel 28:6).
      Saul nunca fez tal coisa (I Crônicas 10:13-14).

      24. Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
      Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).
      Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).

      25. Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4).
      Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).

      26. Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18).
      Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18).

      27. Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9).
      Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5).

      28. Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1).
      Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).

      29. Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24).
      Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25).

      30. Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para Jerusalém (II Reis 23:29-30).
      Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem para Jerusalém, onde veio a falecer (II Reis 23:29-30).

      31. Foram levados 5 homens dentre os mais íntimos do rei (II Reis 25:19-20).
      Foram levados 7 homens dentre os mais íntimos do rei (Jeremias 52:25-26).

      32. São citados os nomes de 10 pessoas que vieram com Zorobabel (Esdras 2:2)
      São citados os nomes de 11 pessoas que vieram com Zorobabel (Neemias 7:7)

      33. (Esdras 2:3 & Neemias 7:8) Estas passagens pretendem mostrar a quantidade de pessoas que voltaram do cativeiro babilônico. Compare o número para cada família: 14 deles discordam.

      34. A terra vai durar para sempre (Salmos 104:5) (Eclesiastes 1:4).
      A terra perecerá (II Pedro 3:10) (Hebreus 1:10-11).

      35. Deus fala a respeito de sacrifícios com os filhos de Israel libertos do egito (Levítico 1:1-9).
      Deus nega que houvesse dito algo sobre sacrifícios naquela ocasião (Jeremias 7:22).

      36. O filho não deve ser castigado pelo erro do pai, ou vice-versa (Deuteronômio 24:16) (Ezequiel 18:20) (II Crônicas 25:4).
      Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9).
      Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão. A culpa passou de pai para filhos por diversas gerações (Romanos 5:12).

      37. Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16).
      Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23).

      38. O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12).
      O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27)

      39. Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13).
      Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27).
      São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e nem Abiud estão entre eles (I Crônicas 3:19-20).

      40. Jorão era o pai de Ozias que era o pai de Joathão (Mateus 1:8-9).
      Jorão era o pai de Occozias, do qual nasceu Joás, que gerou Amazias, que foi pai de Azarias que, finalmente, gerou Joathão (I Crônicas 3:11-12).

      41. Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11).
      Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16).

      42. Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27).
      Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19).

      43. Sale era filho de Cainan, neto de Arfaxad e bisneto de Sem (Lucas 3:35-36).
      Sale era filho de Arfaxad e neto de Sem (Gênese 11:11-12).

      44. Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46) (I João 4:12).
      Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30).
      Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11).
      Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11) (Deuteronômio 34:10).
      Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-28).

      45. Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão (Marcos 1:29,40-42).
      Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus 8:2-3,14).

      46. O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar alto para ver todos os reinos do mundo (Mateus 4:5-8).
      O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do templo (Lucas 4:5-9).

      47. Quem crê no filho de Deus tem vida eterna (João 3:36).
      Quem ama a Deus e ao seu próximo tem vida eterna (Lucas 10:25-28).
      Quem guarda os 10 mandamentos tem vida eterna (Mateus 19:16-17).

      48. O sermão conteve 9 beatitudes (Mateus 5:3-11).
      O sermão conteve 4 beatitudes (Lucas 6:20-22).

      49. Jesus adquiriu Mateus como discípulo depois de acalmar a tempestade (Mateus 8:26).
      Jesus adquiriu Mateus (Levi) como discípulo antes de ter acalmado a tempestade (Marcos 2:14, 4:39)
      Obs: O contexto identifica Levi como outro nome para Mateus. Compare [Mateus 9:9-17] com [Marcos 2:14-22] e com [Lucas 5:27-39].

      50. O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente (Mateus 8:5-7).
      O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões dos judeus (Lucas 7:2-3,6-7).

      51. Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42).
      Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:18).

      52. Jesus disse aos seus discípulos que deveriam andar calçados com sandálias (Marcos 6:8).
      Jesus lhes disse que não deveriam andar descalços (Mateus 10:10).

      53. Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42).
      Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47).
      Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2).

      54. A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2).
      A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29).

      55. A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao seu lado no reino (Mateus 20:20-21).
      Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37).

      56. Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30).
      Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego (Marcos 10:46-47).

      57. Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da aldeia de Bethfagé (Mateus 21:2-7).
      Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7).

      58. Jesus amaldiçoou a árvore de figo depois de ter deixado o templo (Mateus 21:17-19).
      Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20)

      59. Um dia após Jesus ter amaldiçoado a figueira, os discípulos notaram que ela havia secado (Marcos 11:14-15,20)
      A figueira secou imediatamente após a maldição ser posta (Mateus 21:19).

      60. Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35).
      Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22).

      61. Jesus manda amarmos uns aos outros (João 13:34-35).
      Você não pode ser um discípulo de Jesus a menos que já tenha aborrecido seus pais, seus irmãos, seus filhos ou sua esposa (Lucas 14:26).

      62. Vestiram Jesus com um manto carmesim (Mateus 27:28).
      Vestiram Jesus com um manto púrpura (Marcos 25:17) (João 19:2).

      63. Após Pedro ter negado Jesus, o galo cantou pela segunda vez (Marcos 14:30,57-72).
      O galo só cantou uma vez (Lucas 22:34,60-61) (Mateus 26:34,69-74)

      • Viu só, o que acontece com aqueles que lêm a Bíblia apenas com intenção de criticar e desmerecer a Palavra de Deus? Não conseguemnem interpretar corretamante a linguagem e, ainda, encontram pelos em ovos. Barbaridade! Se eu tivesse tempo iria transcrever cada versículo que voce citou, para lhe mostrar o quanto voce errou. Primeiro, voce teria que aprender uma ciência chamada hermenêutica, fundamental na interpretação de textos. Segundo, voce deve aplicar a exegese, através da qual se determina o sentido do texto. Voce cometeu uma eisegese, que é quando o intérprete desconsidera qualquer regra de interpretação. Lamentável!

        • Desculpe-me, mas seus argumentos são infundados. A hermenêutica ou exegese que você citou não prova que a bíblia é palavra de Deus. Pelo contrário, através de estudos aprofundados de contexto histórico e filosófico pode-se observar a quantidade de disparidades existentes na bíblia. Antes de qualquer coisa, para entendê-la, é preciso saber que ela foi escrita por diversos autores, num período de cerca de 1600 anos, e cá pra nós, qualquer sociedade muda muito de pensamento num período desses. Facilmente encontra-se influências dos escritores em outras culturas, um exemplo? A Epopéia de Gilgamesh e o Dilúvio bíblico. Algumas coisas são claramente invenções, uma tentativa de passar algum ensinamento, como uma parábola, ou alguém acha possível ficar durante 3 dias dentro do estômago de um peixe e sobreviver? Ou o universo ser criado em 6 dias? Ou uma tempestade inundar toda a Terra.
          Não acho lamentável o que o autor do comentário acima, simplesmente mostrou divergências que facilmente pode-se notar que A BÍBLIA NÃO É A PALAVRA DE DEUS, ela é simplesmente um conjunto de textos e livros, numa tentativa de entender Deus, uma fonte que mesmo sendo alterada, traduzida de forma errônea pelo desconhecimento dos idiomas originais ou simples má fé, conta a história de um povo, além de fatos claramente inventados.
          Infelizmente, no passar dos anos a Igreja nos fez engolir a bíblia, sem importar com o povo. Tivemos um atraso milenar por causa da Igreja Católica, a começar por modificar os textos originais, não traduzir a bíblia para a língua do povo, deixando-a em latim, assassinatos atrás de assassinatos, só porque não consentiam com os “ensinamentos cristãos” por ela professada. Hoje ainda podemos ver os males que as religiões causam, confundindo o povo, roubando o povo, inibindo o pensamento. Antes de tudo deveríamos saber que Deus ≠ Religião, Deus não tem religião, Deus nunca te pediu pra seguir religião, Jesus com toda sua plenitude e sabedoria nunca pediu dinheiro, sempre ensinou, curou, ajudou sem cobrar um centavo, além de só pedir: “amar à Deus e a teu próximo como a ti mesmo”. A Religião foi, é e ainda será o ópio do mundo. Mas tenho fé em Deus que isso ainda vai mudar e que padres, pastores e outros líderes religiosos irão ajudar o povo.

          • junior… cuidado com a generalização, esta sim é “o pior ópio do mundo”… a religião só está dentro dela (a generalização)

            • Peço desculpas pela generalização. O que fico triste é com a forma que se passam a religião para o povo, como se não for religioso não terá salvação, não ter religião, não significa que não se pode crer num Deus. Não é através da religião que Deus existe. Jesus pediu uma única coisa: amar a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo. Ele não pediu pra seguirmos religião. Aliás, se tivéssemos que seguir, seguiríamos o judaísmo, pois os apóstolos eram judeus, Maria e José eram judeus e apesar dos ensinamentos de Cristo, todos morreram no judaísmo, o próprio Jesus era Judeu e frequente.
              Conheço vários padres, pastores e líderes religiosos que não deixam a religião passar por cima de Deus. Que ajudam o povo simplesmente pelo fato de ajudar, muitos ajudam sem mesmo falar em Deus ou religião para não causar constrangimento com outra religião ou pensamento.

              Mas peço desculpas se ofendi alguém.

              • Junior, eu posso te afirmar que a igreja a qual faço parte faz muito pelos sofridos e esquecidos deste mundo. Não falo isto porque ouvi dizer, mas falo isto porque conheço o seu trabalho social e espiritual com meus próprios olhos, através da minha própria força. Não posso falar o mesmo de todas ou de outras, porque só conheço a fundo uma delas, e nem preciso dizer qual é, basta passear por este blog para saber. Então, prefiro não falar bem nem mal de outras, falo somente da que conheço. Aliás, Jesus Cristo ensinou uma forma de julgarmos sem ser enganado por nossas paixões e por nosso coração que é desesperadamente corrupto. Basta analisar o que Ele disse: “é dos frutos que se conhece a árvore”. É isto que eu faço. Quanto à religião, eu concordo com você. O próprio bispo Macedo nos ensina que a religião é a pior praga deste mundo. O que as pessoas confundem é a responsabilidade individual com Deus e religião. Realmente não é através de religião que Deus existe, Ele não precisa dela assim como Ele não precisa exatamente de nada. Não é a religião que salva, claro. Mas uma coisa devemos ter em mente: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” requer certas obrigações conosco mesmo, com o próximo e acima de tudo com o próprio Deus. São estas obrigações que são confundidas com religião ou atos religiosos. Eu frequento há anos a mesma igreja porque este é o ensinamento do seu lider, este é o pensamento dos seus pastores e é nisto que todo o povo desta igreja deposita a sua fé.

          • Eu não disse que a hermenêutica e a exegese prova que a Bíblia é a Palavra de Deus, e sim que a INTERPRETAÇÃO deve considerar testos, contextos, momentos históricos, cultura, etc.
            A Bíblia não tem disparidade alguma, ao contrário, ela é absolutamente atual. Enormes disparidades tem na mente humana, principalmente quando desconsidera o seu CRIADOR, e o resultado disso vemos, claramente, nesta sociedade decadente, pervertida e fracassada em todos os sentidos. A Bíblia é tão atual que retrata exatamente a situação da sociedade hodierna. Leia em Romanos cap. 1 e vrs. 18 a 32.
            A igreja, a qual voce se refere, não nos fez “engolir a Bíblia”. Pelo contrário, impediu milhões de almas de conhecerem a VERDADE, com a proibição de sua leitura, ocasionando um retrocesso de muitos anos para a vida espiritual do homem. Jesus disse: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam.” (João 5.39)
            Voce tem razão, Deus não é religião. Jesus não veio trazer religião, e sim VIDA. “… Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10.10)
            Mas, você tem razão, em nome de Deus os religiosos matam, roubam, corrompem, escravizam, enfim, praticam as maiores atrocidades. Mas isso faz parte da malignidade em que está mergulhada esta geração perversa. “Este povo maligno, que se recusa a ouvir as Minhas Palavras, que caminha segundo o propósito do seu coração e anda após deuses alheios, para servi-los e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta.” (Jer. 13.10) “Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno.” (I João 5. 19)
            Voce falou em dinheiro? Voce come, bebe, dorme, veste, trabalha, mora, estuda, se diverte, etc, sem dinheiro? Jesus não pediu dinheiro para curar e ensinar, mas Ele necessitava de dinheiro para viver, tanto é que o seu traidor era o tesoureiro, veja: “Fizerem-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, … Então, Maria, tomando uma libra de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento. Então, um de seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Porque não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros, e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.” (João 12 vrs. 2-6) (O nardo era um valioso ungüento, extraído das raízes secas, da planta que tem o mesmo nome, e naquela época já se importavam da Índia em caixas de alabastro. Tinha muito valor, razão pela qual era usado apenas em ocasiões especiais). Como fariam uma ceia sem dinheiro? Como Maria tinha o nardo sem comprá-lo? Medite e reconheça que vivemos rodeados de “Judas iscariotes”.
            “Porque os Seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.” (João 4.8) Seria possível comprar sem dinheiro? Jesus recebia ajuda financeira sim, inclusive de muitas mulheres. Veja: “e também alguma mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que O serviam com suas fazendas.” (Lucas 8 vrs. 2, 3)
            E o amor ao próximo? O que é? Amar não é se doar? Aqueles que querem justificar a avareza com a palavra amor devem aprender com Jesus: “Qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira.” (Lucas 10, vrs. 25 a 37) Leia o texto inteiro. E veja quem tentou Jesus. Um doutor da lei. Sabia tudo, mas não sabia o verdadeiro significado do amor. Olha a hipocrisia no vs. 29. Ainda hoje, os doutores e os sacerdotes são hipócritas.
            Seu problema é dinheiro? Então leia a parábola do jovem rico e descubra onde está o seu coração. No Evangelho de Mateus 19, vrs. 16 a 30.
            “Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós Me roubais e dizeis: Em que Te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque Me roubais a Mim, vós, toda a nação. Trazei todos os dízimos à Casa do Tesouro, para que haja mantimento na Minha Casa, e depois fazei prova de Mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. … Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não O serve.” (Malaquias 3 vrs. 7 a 12, 18)
            Confirmado por Jesus em Mateus 23. 23: “Ai de vós, escribas e farizeus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porem, fazer essas coisas e não omitir aquelas.”
            “Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares.” (Provérbios 3 vrs. 9 e 10)
            Ah! Desculpe-me. Esqueci que você considera a Bíblia apenas um “conjunto de textos e livros”. Então o que escrevi não serve para você.

            • Olá, algumas considerações:
              1 – A Bíblia tem disparidades sim, é fácil de perceber:
              • Deuteronômio 24:16 “Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos em lugar dos pais: cada qual será morto pelo seu pecado.” Pergunta, o que eu tenho a ver com Adão e Eva pra levar nas costas o pecado deles?
              • Tiago 1:13 “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta.” E por que Deus colocou Abraão à prova?
              • Êxodo 33:20 “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” E ainda: João 1:18 “Ninguém jamais viu a Deus.” Em contrapartida: Jó 42:5 “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” e: Êxodo 33:11 “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo.”
              • Gênesis 6:19 “De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca” e: Gênesis 7:8-9 “Dos animais limpos, e dos animais imundos, e das aves, e de todo réptil sobre a terra, entraram para Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus lhe ordenara”e ainda: Gênesis 7:15 “De toda a carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca.” Mas: Gênesis 7:2 “De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea.”
              • Gênesis: Deus castiga Eva e todas as mulheres depois dela, com as dores do parto e sujeição aos homens. 3:16, O que nós temos a ver com Adão e Eva?
              • Deus é justo, mas: Por que Deus gostou mais do sacrifício de Abel do que dos legumes de Caim? Este mata seu irmão Abel por ciúmes religiosos. 4:8
              • Após o dilúvio: “E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar. (Gên. 8:20). Poxa Noé, será se você lembrou de verificar se as aves já tinham procriado? Caramba, acho que você extinguiu alguma espécie, hein? Depois de todo seu sacrifício, o povo sorrindo de você, te chamando de doido, você faz uma coisa dessa? Ah vai…
              • Sem contar inúmeros casos de divergências de dados, números, famílias, e o que pra mim é o mais repugnante e esdrúxulo, Deus “autoriza” a morte por apedrejamento em diversos casos (por exemplo: adultério – por parte da mulher, claro, pois para o homem não fala nada, aliás alguns, tidos como justos, tinham mulheres, concubinas, escravos…)
              Se isso não for disparidades…
              Pra mim, Deus está acima de todos esses erros, acima de todos nós, ele é a causa primordial das coisas e é por ele e para ele que rezo todo dia.
              2 – A Bíblia não é tão atual assim não, óbvio que algumas coisas como a caridade, o amor ao próximo, o amor a Deus sobre todas as coisas, devem ser para sempre. Mas alguns tipos de valores não deveriam nem ter sido escritos.
              3 – A Igreja nos fez sim engolir a Bíblia e achar que tudo nela foi inspiração divina. Em relação à proibição de lê-la, é só continuar a ler a frase que escrevi, que vai ver que o que está lá, é justamente o que você indaga. A não tradução na língua do povo e o atraso causado por isso.
              4 – Não falei que Jesus não precisava de dinheiro, o que falei foi que ele NÃO cobrava pra ensinar, dízimo é importante para manter a Igreja, mas não tem nada de divino, de sagrado. Usar o nome de Deus pra pedir dinheiro é o que condeno, se pedissem o dízimo porque precisam do dinheiro pra pagar os líderes religiosos, pra pagar as contas das despesas, tudo bem. Mas o que vemos é uma palhaçada, já inventaram até o trízimo (30%), para estes líderes religiosos que fazem isso, faço uma proposta, vivam com um salário mínimo e doam 10, 20, 30% de seus salários, como eles pedem (e até exigem) e vivam assim, cuidem de suas famílias como a maioria dos brasileiros cuidam, passando com um salário mínimo. Tem até aquele famoso pastor que disse: “Tem de ser assim: Você vai ajudar na obra de Deus. Se não quiser ajudar, Deus arrumará outra pessoa para ajudar. Ou dá ou desce”.
              Ajudar na obra de Deus?
              Ou aquela outra: “se Jesus é o caminho, eu sou o pedágio”. Brincadeira, né? Ajudar aos outros é uma dádiva, PAGAR pra participar de alguma Igreja é crime. Dízimo é doação e não obrigação.
              5 – Sua última citação “conjunto de textos e livros”, se você prestar bem atenção, a frase tem um complemento no que escrevi, “(…) numa tentativa de entender Deus”. Essa frase completa faz muita diferença. A bíblia é uma tentativa de entender Deus, contada através de vários autores.
              Já ouviu falar em livros apócrifos? São os livros que a Igreja católica julgou como não tendo inspiração divina. Mas estes livros e textos têm muito a nos explicar, até mesmo para tentar nos ajudar a entender o porquê dos fatos daquela época.
              Fique com Deus.

              • Sabe, Junior, com todo o respeito, eu percebo que enquanto mais algumas pessoas são estudadas mais elas se deixam levar pela letra. Por isto a própria Biblia exorta: “a letra mata, mas é o Espírito quem dá a vida (vivifica)”. Me desculpe, mas nada disto tira a realeza, a beleza, uniformidade, abrangência e contemporaneidade da Biblia. Ela é ímpar e observações como estas não a diminuem nem a fazem cair em contradição com o seu principal assunto: Jesus Cristo, o Senhor e Salvador da humanidade. Ao invés de enumerar estes fatos, tente enumerar as suas coincidências, levando-se principalmente em conta que ela foi escrita por gente de diversas eras, milênios de distância um do outro, politicamente opostas, diferentes em pensamentos, reis, príncipes, plebeus, doentes à beira da morte, estadistas, políticos, sacerdotes, líderes religiosos, sociais e militares… No entanto, de capa à capa o assunto principal é um só: o Messias prometido que viria, que veio e que retornará.
                Existe um assunto principal, primordial e simples na Bíblia. O restante é coisa de religioso que tenta tornar confuso o que Deus nos deu com simplicidade. Um exemplo: a Bílbia não é um livro que tenta mostrar que Deus existe. Ela é certeira e óbvia já no primeiro versículo: “No principio criou Deus…” Pronto, simples assim. Ele criou tudo “no principio” pois Ele é o Criador de todas as coisas. Nós já temos de ler a Bíblia aceitando que Ele sempre existiu, o que para nós, meros mortais é algo completamente incompreensível. Mas o fato de ser incompreensível não quer dizer que seja mentiroso ou falho, correto?

      • joseabraaojose

        “A Verdade Não dói” Errou feio” rsrsrsrs…. Pegou trechos insolados! a doutrina espirita só tem “base” quando faz isso”. como é que um cidadão faz uma coisa dessa? Foi por isso que disse antes, os “Espiritas” gostam de usar o nome de Deus nas suas obras caridosas e tudo mais….! Mas quando a Bíblia diz que esse “Deus” não tolera o pecado! ai a coisa muda…. “A VERDADE NÃO DÓI” falou uma ” MENTIRA DOLORIDA”….

        • “Pegou trechos insolados! a doutrina espirita só tem “base” quando faz isso”

          COMPLETAMENTE CERTO !!!!!!!!!!

      • joseabraaojose

        q FEIO”

    • Parabéns, Fabrício. O desconhecimento sobre o Espiritismo faz com que muitas pessoas não o entendam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s