Evolucionismo x Criacionismo (uma pequena alegoria)

"No princípio, criou Deus os céus e a terra" Gn 1.1

"No princípio, criou Deus os céus e a terra" Gn 1.1

Certo homem de negócios deu a razão pela qual ele sabia que existia um Deus.

Ele tinha estado considerando seriamente a perfeição das estrelas e planetas, seu sistema e ordem. Então ele disse:

– Em nossa fábrica, uma nova operária leva mais ou menos dois dias para aprender a montar as 17 peças de um moedor de carne.

Pode ser que alguns acreditem que esses milhões de mundos, cada um com suas órbitas separadas, perfeitamente equilibradas no espaço tenham se agitado por um bilhão de anos e se organizado maravilhosamente como estão hoje.

Eu sou meramente um fabricante de instrumentos cortantes, mas, uma coisa eu sei: você pode agitar as 17 partes de um moedor de carne em uma tina pelos próximos dezessete bilhões de anos e nunca terá uma máquina de moer carne.

Fonte: Blog Pensando Em Deus

http://apdsji.wordpress.com/

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" Rm 8:14

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" Rm 8:14

Anúncios

33 Respostas para “Evolucionismo x Criacionismo (uma pequena alegoria)

  1. a biblia diz sobre e criacionismo e ele sim diz que as coisas surgiram do nada
    a força superior que dizem ser deus na verdade ainda nos não conhecemos
    mas um dia…com muito estudo…pesquisa e teste saberemos o que nos levou a chegar a esse momento e as coisas do jeito que estão e aonde estão

    • Olá :

      Gostaria de dar um enfoque a respeito disto. Veja você disse que : “… e ele sim diz que as coisas SURGIRAM DO NADA (o grifo é meu)”.

      Porém, os próprios criacionistas, alegam que o Evolucionismo é invalidado, porque de acordo com Lavoisier, Nada se cria, tudo se transforma.

      Neste caso, a Lei onde os criacionistas se pautam, não pode ser aplicada a esta situação ?

      Grato

  2. e se você não sabe as pessoas de antigamente eram perseguidas se não acreditassem em deus
    “bruxas” eram queimadas
    hereges eram decapitados
    homosexuais ate hoje sofrem um preconceito enorme
    apenas por pensarem de um modo diferente
    hoje em dia graças a deus(aheuhaehuaeuh) isso acabou…parcialmente….. pois ainda havera muito chao até que a sociedade pare de agir de acordo com o que é imposto pela propria igreja…e passe a viver sem culpa…pacificamente e livre para acreditar no que quiser

    • porthead,
      quem perseguiu as bruxas foi a “Santa” Inquisição.
      quem perseguiu homossexuais foi o nazismo
      os hereges eram queimados porque se contrapunham ao que ordenava o catolicismo romano com sua série de dogmas (que não tem nada haver com cristianismo)
      os cristãos é que eram perseguidos e mortos, por Nero, inclusive, o grande imperador Romano
      ninguém aqui está perseguindo ninguém e cada um livre para escolher o que bem entender
      com todo o respeito, mas esta igreja te fez muito mal mesmo!

      • Paulo C B de Medeiros

        Nao. Quem persegue homosexuais e o preconceito, a falsa moralidade. A concepcao errada e imoral de que fe e algum tipo de virtude – voce pode ate duvidar dos objetivos, mas um homem-bomba tambem e um “homem de fe”, por exemplo.. E voce continua se enganando. Hitler afirmava inspiracao divina como justificativa para seus atos, e e fato historico que muitas organizacoes religiosoas (inclusive o proprio Vaticano) fecharam os olhos a ascencao do nazismo. Se bem que isso e outra Historia (com H mesmo). Po, leia um pouco.

        • o que você sabe de fé? você é um homem da ciência, não é?
          por favor, fale do que você entende
          mais uma vez: não misture as coisas

          • Mais uma vez. Nao estou misturando as coisas, por favor leia o texto acima. E mais um detalhe. O que VOCE sabe de fe? Se e a fe em mitos e lendas medievais que ha muito (inclusive pela propria igreja catolica) foram refutadas, esta voce parece conhecer bem. Se no entanto falamos de fe em termos mais genericos, podemos conversar um pouco. Minha fe e que o bom senso e a honestidade intelectual um dia irao prevalescer. E o mundo sera um lugar muito melhor do que e hoje. E veja que a moral nao depende da religiao ou mesmo de “sermos homens de fe”.

    • Desculpe, mas graças a “Deus” isto acabou ? A Bíblia é contra o homossexualismo, e os evangélicos são as pessoas que estão no ãmbito de cancelar a PL122.

  3. na verdade a biblia não foi escrita por camponeses,mas sim provavelmente pelos mais inteligentes da sociedade…na epoca não havia explicação pra maioria das coisas que conheçemos hoje como são…então essas pessoas aproveitaram para ganhar poder e dinheiro em cima das outras criando uma explicação para tudo: “deus”
    a sociedade cada vez mais se afasta dessa teoria(podem falar o que quiser…se não pode provar é apenas teoria) pois ela começa a usar cada vez mais lógica
    com o tempo nos vamos conhecendo o mundo e o universo como ele é
    e não me venham com essa de que o universo é perfeito que as estrelas são perfeitas e nem nada
    as coisas existem por uma razão racional e se elas chegaram aonde estão nao foi porque um velho barbado estava de saco cheio e resolveu cria-las….foi porque antes dela aconteceu uma serie de acontecimentos ate que ela chegasse aonde está
    outra coisa sobre o texto….de acordo com as leis da probabilidade e contando o tempo que voce vai chacoalhar as peças do moedor de carne…alguma hora eles se encaixaram perfeitamente e formaram o moedor de carne
    kuryus…o seu deus só existira enquanto voce axar que ele existe
    o quadro de uma pessoa religiosa que realmente cre em deus pode ser comparado ao da esquizofrenia
    apesar de voce estar sempre em uma “alegira constante” por ser amado por deus e etc você acaba por agir sem pensar(não sem pensar,mas agindo apenas de acordo com a “palavra de deus”),despersonifica-se,qualquer coisa boa que acontece você, você da o credito a deus, desvaloriza as pessoas e o que elas fazem pelo mundo e nega-se a acreditar em evidencias claras
    o que voce diria sobre os fosseis?
    inclusive o de humanos menos evoluidos
    foi deus que os colocou la para testar nossa fé?
    eu axo que não

    • pothead,
      me desculpe, mas as coisas que você escreve chamam muito a minha atenção

      desvaloriza as pessoas e o que elas fazem pelo mundo e nega-se a acreditar em evidencias claras o que voce diria sobre os fosseis?
      inclusive o de humanos menos evoluidos
      foi deus que os colocou la para testar nossa fé?

      nossa, que igreja é esta que você conheceu que desvaloriza as pesssoas? perdo-me, mas você me leva a sentir-me um estúpido com as suas colocações…
      sabe qual é o problema no final das contas? à despeito do que qualquer um aqui possa crer ou dizer, Deus nunca foi contradito pela ciência… a ciência dá testemunho da existência de Deus, a arqueologia idem, a História também, os eventos físicos, químicos, biológicos, o Cosmos, a interação de todas as leis… veja bem, eu não disse que a ciência prova que Deus existe… ela dá testemunho de algo superior a ela mesma… e isto não contradiz nada… a ciência não contradiz Deus e o oposto também se faz…
      crer ou não crer no relato bíblico para a criação e dizer que tudo no mundo prova ou mostra ou dá sugestão de que Deus não existe são coisas completamente diferentes.
      e não adianta eu pedir para você ou qualquer outro se orientar a respeito, como disseram que eu fizesse nos posts acima, porque para isto vocês teriam de ler a bíblia… mas como lê-la se vocês veementemente, categoricamente e entusiasticamente negam a sua autoridade e a autoridade dAquele que a inspirou?
      eu posso ler inúmeros livros sobre o que vocês me pedirem, não tenho o menor problema com isto (desde que eu tenha tempo), porém quanto mais eu os lesse, mais eu me perguntaria: “e de onde veio a matéria inicial que desencadeou tudo isto?”… como eu creio já ter expresso aqui, não é possível que a ciência prove que o “inanimado” traga à luz aquilo que tem vida… razoável, não?
      srs, jamais entrarei em choque com alguém porque acredita nisto ou naquilo, porém, afirmar que Deus não existe por conta das descobertas científicas é demais!
      quando que um fóssil nega a existência de Deus?
      e eu nunca disse que a bíblia ou Deus negam a existência de fósseis, ou que aqueles refutem estes.

      • Paulo C B de Medeiros

        Vou responder de novo, carissimo kuryusthelord. A existencia (ou nao) de Deus, esta completamente fora do alcance da ciencia. O que a ciencia afirma e que TODAS as evidencias ate agora verificadas sustentam a teoria da evolucao das especies como a melhor explicacao para a nossa (da especie humana)existencia. Existem coisas que talvez, e ate muito provavelmente, estejam fora do nosso alcance serem compreendidas plenamente. Mas isso tambem nao significa que “foi deus quem fez”. Resumindo. A ciencia NAO nega e nem comprova a existencia de dues. Se as evidencias contrariam as crencas entao temos um problema, mas a ciencia nao tem (mais uma vez) como objetivo negar ou comprovar a existencia de deus.

        • paulo,

          a ciência não pode e nunca vai provar a existência de deus.
          primeiro porque deus é espírito, segundo porque as coisas espirituais se compreender pela fé e último, eu não preciso que alguém prove que ele existe, isto é uma questão de revelação.
          mais uma vez: não misture as coisas. o que você está querendo provar com isto?

          • Nao estou misturando as coisas, muito pelo contrario. A ciencia nao pode e nunca vai provar que Deus existe. O que a ciencia afirma, com toooodas as evidencias que voce quiser, e repete a exaustao, e que a especie humana e fruto de uma longa evolucao, e que nao somos perfeitos, que nao estamos aqui para atender a nenhum deisgnio, etc, etc… Se estas afirmacoes, sustentadas por uma avalanche de evidencias ao alcance de qualquer um que saiba ler – ouvir tambem serve – contrariam textos sagrados, e algo completamente diferente. A origem do homem, da especie humana, ou mesmo das especies, e um assunto cientifico, e a existencia de Deus nao e algo que se possa discutir nestes mesmos termos. Nao estou misturando as coisas. E muito menos querendo provar coisa alguma ligada a religiao.

    • Olá :

      Desculpe, mas fiquei intrigado com isto. Você dise que a Bíblia não foi escrita (ou interpretada), por ignorantes, mas (abre aspas) “… pelos mais inteligentes da sociedade…”

      Neste caso, como fica o tal “programa de saúde”, encontrado em levítico que, em outras coisas, prega esterilização de ambientes infectados por doenças usando sangue de animais sacrificados, atribui ao esperma e à mestruação características totalmente fantasiosas e propõe métodos de tratamento de doenças completamente primitivos. Apresenta também conceitos absurdos sobre resguardo pós parto e ainda declara que lebres ruminam, que morcegos são aves e que há insetos de 4 patas.

      Abs

  4. Não tenho problema com quem acredita em Deus. Ou Ganesh, Allá, Zeus, o que for. Cada um tem o direito de acreditar no que quiser, assim como eu tenho o direito de não acreditar, correto?

    O problema com a teoria de que um ser divino foi responsável pela criação do universo é que esta proposição cria um problema maior do que resolve: se Deus criou o mundo, quem criou Deus?

    Fora isso, sabemos que a hipótese da criação do universo e dos homens por um ser divino foi uma criação dos homens, milhares de anos atrás, em uma época aonde o conhecimento científico era inexistente. Ora, na época em que o Velho Testamento foi escrito as pessoas se questionavam “onde o Sol ia à noite”, pois imaginavam que a Terra era plana. Não se sabia o que causava erupções vulcânicas, chuvas, trovões etc, e era natural que teorias a respeito fossem criadas.

    Com o conhecimento científico que possuímos atualmente, sabe-se que não existe nenhuma evidência para a hipótese da criação divina. Acreditar que o mundo tem menos de 6 mil anos e foi criado em 7 dias e que os seres humanos foram criados de um punhado de terra, com o perdão da expressão, é risível. Para isso, é necessário deixar a racionalidade completamente de lado.

    Contestar a teoria da evolução, que é apoiada por toda a comunidade científica e que quando posta à prova sempre funciona, em favorecimento a um livro escrito por camponeses ignorantes a milhares de anos atrás é, no mínimo, pouco inteligente.

  5. Eu sugiro que o amigo leia os antigos textos da coluna “Théos é Tanga”, no (excelente) site Ato Ou Efeito. Vai abrir um pouco sua mente, e adquirir um pouco mais de cultura a respeito dos principais debates entre Criacionistas x Evolucionistas, bem como a respeito dos maiores mitos da religião. E verá que o texto acima é um grande absurdo.
    Com respeito, deveria se informar melhor.

  6. Essa alegoria lembra da Falácia de Hoyle. Tão falha quanto.

    • caríssimo carlos,
      você deve aprender um pouco de Deus para perceber que Ele não elimina a ciência de forma alguma
      e eu não tenho problemas nem com teoria da evolução nem criação… eu creio em algo que é diferente do que você crê, só isto.
      ainda que eu acreditasse piamente na teoria da evolução, ainda que fosse um ferrenho defensor dela, ainda assim haveria espaço para Deus… mesmo uma explosão gigantesca precisa ser agitada por algo, e é aí que entraria Deus.
      ou o “nada” é capaz de criar alguma coisa? amigo, se o “nada” é capaz de criar alguma coisa, então, realmente é preciso ter muito mais fé para crer na teroria da evolução do que na teoria da criação.
      boa sorte.

      • Paulo C B de Medeiros

        Carissimo kuryusthelord, voce esta completamente enganado. O Carlos nao “cre” em coisa nenhuma, pelo menos nao com relacao ao assunto em pauta que e ciencia. Quem cre em alguma coisa aqui e voce e tantos outros. Nao se cre que 1 + 1 = 2. E esta e a diferenca entre ciencia e religiao. Se a teoria da evolucao for refutada com argumentos CIENTIFICOS e suportados por evidencias,mesmo que absurdas, a comunidade cientifica vai humildemente assumir seus equivocos e adotar a nova teoria. E de novo voce confunde tudo, evolucao das especies nao tem nada a ver com origem da vida e muito menos com o big-bang, o que erroneamente e entendido como uma grande explosao. Se voce – nao precisa ser um grande cientista e nem mesmo ter uma inteligencia acima da media, apenas saber ler – humildemente procurar se instruir, vai entender exatamente o que estou dizendo.

        • amigo,
          não confunda as coisas. estamos tratando de duas visões diferentes: a biblia revela quem e por que; a ciência cuida do quando e onde.
          não existe nada misturado, confuso e ignorante; está tudo muito bem separado.

      • Este tipo de retórica, que é “.. preciso muita fé na teoria da evolução”, infelizmente é feito por pessoas, sem nenhum embasamento científico; por pessoas que desconhecem o que é uma graduação ou mesmo mestrado em uma universidade séria.

        A questão é clara. A teoria da evolução é uma teoria, assim como a teoria criacionista. A diferença ambígua entre as duas, é que a teoria evolucionista, é baseada em cálculos, fórmulas e equações matemáticas.

        Caso algum criacionista, PROVE que as equações estão errada, ou mesmo que a Terra não pode ter milhões de anos, ou mesmo que o C14 é errado, apenas deve demonstrar isto utilizando equações e fórmulas matemáticas.

        Pronto, a comunidade científica, iria prontamente, esquecer este conceito.

        Mas NUNCA um criacionista fez isto, ou porque, nunca parou para verificar estas informações, ou porque realmente (na grande maioria), nem sabe que isto é pautado por questões matemáticas.

        E estes cálculos estão disponíveis para todos que queiram confrontar, e dizer que ela está errada.

        Porém, nunca na HISTÓRIA, algum criacionista fez isto, resumindo a frases de efeito, ou então a questões no âmbito filosófico.

        • Caríssima,
          Não generalize. O pensamento religioso não refuta o C14, as leis da física, etc, etc, etc. As leis da física existem e estão aí até hoje, fazem parte também da criação. Elas existem e são um fato, não uma teoria.
          Nenhum criacionista vai poder provar algo que vá contra a física ou a história ou a filosofia, e nem é nisto que a Bíblia se detém. Nenhum criacionista pode indicar qualquer erro nas equações, desmentir o C14, etc, porque estes são fatos. Contra fatos não há argumentos. A Bíblia, minha cara, vai além das teorias e leis físicas. Ela fala de fé inteligente e das coisas da alma.O pensamento bíblico não refuta as leis da física.
          O fato de eu ser criacionista não quer dizer que eu não entenda as leis da física, que não saiba história ou seja desinformado. Simplesmente quer dizer que eu não preciso de provas matemáticas para crer nas coisas da fé, da alma. AS coisas da fé são para aqueles que creem, independentemente de serem estudiosos ou não, afinal, como a própria palavra revela, são as coisas da fé. Ou você crê ou não crê. Simples assim, se você não crê nisto, não posso fazer nada. A fé é para quem crê, não para quem quer provas. A quem quer provas existe a física, e somente a física. Desfrute dela na sua vida e seja feliz que eu estou desfrutando das duas na minha vida e sou muito feliz assim. Ah, e não sou nenhum ignorante.

  7. otima comparação entre o universo e o moedor de carne ¬¬
    você nasceu religioso e nunca contestou deus
    a sociedade te escraviza desde pequeno a acreditar numa teoria que não tem como ser comprovada
    ela foi criada para poder controlar as pessoas e funcionava porque dava a elas uma explicação para as coisas que elas não entendiam
    por isso é tão facil acreditar em deus
    as pessoas falam do silêncio de deus, que ele está em todos os lugares..pura mentira
    deus esta só na sua cabeça
    há poucos anos eu realmente começei a contestar deus…pois venho de uma familia muito ligada a religião
    e desde entao continuo o mesmo…não perdi o rumo de nada…só que agora eu enxergo que a igreja é uma empresa que extorque as pessoas menos informadas…e deus é o icone que eles criaram…o garoto propaganda
    só que um garoto propaganda irreal
    eu acredito na ciencia….no que pode ser comprovado e nao em um livro(biblia) escrito pelo homem

    • caríssimo pothead,
      não costumo responder a posts, seja qual for o assunto, mas o teu eu faço questão de responder, categoricamente: não nasci numa família religiosa (muito pelo contrário), não sou religioso e estou longe de ser; apesar do que você ache ou deixe de achar a respeito do meu Deus, Ele continuará existindo, mesmo você não crendo nEle, isto, na verdade não contribui em nada… você não contribui em nada neste assunto, teu pensamento não contribui em nada, e o pior (para você): Deus continuará existindo, eu continuo acreditando nEle, a Igreja dEle continuará crescendo, e somente você continuará com o seu pensamento que não acrescenta nada a ninguém.
      iguais a você já vi mais de mil, aliás, a própria História dá testemunho de pessoas como você… viu, como teu pensamento não influencia em nada?
      detalhe: eu também acredito na ciência, pois ela também é de Deus, veio da mente dEle. creia você ou não, nada mudará.
      boa sorte, rapaz!

      Sugiro que você leia este outro post, sobre algumas pessoas “menos informadas”, conforme você mesmo diz:
      https://kuryusthelord.wordpress.com/2009/06/19/ciencia/

      • Se você acredita na ciência, então por que você tem problemas com a teoria da evolução?

      • Lembro de uma frase, ouvida a muito tempo (nem sei se realmente é verífica), porém, deixo aqui.

        Quando N.Armstrong esteve na lua, ele disse assim para uma criança : Para você ver, estive lá na lua, e não vi Deus.

        A criança na sua maior inocência saiu com esta. O senhor não viu, mas se tivesse caído de lá, teria visto 😉

        Abs

    • Pothead, só tenho uma coisa a dizer para você:
      “Que DEUS tenha misericórdia de tudo isto que você escreveu”

    • LIVRO DE CAPA PRETA
      Um senhor de 70 anos viajava de trem, tendo a seu lado um jovem universitário que lia um livro de ciências.
      O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta.
      Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia e estava aberta no livro de Marcos… Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:
      – O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices ?
      – Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado ?
      – Mas é claro que está ! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal.
      Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.
      – É mesmo ? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia ?
      – Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas me deixe o seu cartão, que eu lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência.
      O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário.
      Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo sentindo-se pior que uma “ameba bêbada”…
      No cartão estava escrito:
      Professor Doutor Louis Pasteur
      Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Científicas – Universidade Nacional da França
      – Cartão de visitas –

      • Excelente Retórica Neuza, você somente esqueceu de apontar um único detalhe (ou então o autor original).

        L.Pasteur, morreu em 1895, ou seja, nesta época, o conhecimento científico, praticamente era inexistente.

        A astrologia ainda era considerada por todos uma “ciência”, não tínhamos computadores, internet e nem caneta bic existia.

        Hoje, a história é bem diferente, e sabemos que muitas das coisas existente na Bìblia, embora belas de um ponto de vista, são horrendas a partir de outro.

        Existem questões que falam de estupros, canificina, mortes deliberadas, traições, e muita, muita fantasia e exagero.

        Abraços 😉

  8. Bacana, gostei da foto tambem!!!
    abraçosssss

  9. muito bom meu querido irmao , porem um operario pode ater montar uma maquina de moer carne de 17 parte porem ele nunca vai conseguir cuidar destes biloes de pessoas que estao por ai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s