Galeria

Governo cria conta corrente eletrônica sem tarifas por serviços

O cliente bancário tem uma nova opção para movimentar seus recursos. A partir de hoje, os bancos já começam a oferecer a conta-corrente eletrônica, que será totalmente isenta de tarifas se movimentada exclusivamente por esses meios, como internet, caixas eletrônicos e celular.

A medida integra um pacote de novas regras para os mercados sob regulação do Banco Central (BC) – que inclui a limitação do número de tarifas a serem cobradas pelo cartão de crédito e sua padronização -, a entrar em vigor em 1º de junho, diferentemente do informado, no último domingo, pela seção “Defesa do Consumidor” do GLOBO. O entendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) era de que entrariam em vigor hoje a padronização dos cartões (básico e diferenciado) e a redução do número de tarifas, para o limite de cinco.

A nova conta eletrônica, informou o BC, visa a atrair o público mais jovem. Mas, se o cliente usar qualquer meio tradicional, como o caixa da agência, terá de pagar pelo serviço. O banco somente poderá cobrar uma tarifa fora desse contexto quando fizer o cadastro de novos clientes.

Com relação aos cartões de crédito, entram em vigor três deveres para as operadoras: cancelar o cartão quando solicitada; não mandá-lo sem o pedido do cliente; enviar ao usuário o contrato assinado. Se não cumprirem esses pontos, as operadoras ficam sujeitas a penalidades no BC.

As demais regras, como a padronização e o limite para tarifas, começam a valer em 1º de junho deste ano para os novos contratos. No caso dos antigos, só em 1º de junho de 2012. Os cartões ainda serão divididos em básicos e diferenciados – estes com programas de recompensas, como milhagem.

O BC também alterou o pagamento mínimo da fatura. Hoje em 10%, esse percentual passará a 15% em 1º de junho e a 20% em dezembro.

Fonte: Clipping – Seleção de Notícias

Anúncios

Uma resposta para “Governo cria conta corrente eletrônica sem tarifas por serviços

  1. Muito legal, até quem enfim o governo abrindo mão de tarifas, fica dificil pagar para ter dinheiro. E Brasil vamo crescer.

    Otimo Post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s