Galeria

Células tronco x Igreja

Um dos assuntos mais discutidos nesse início de século é a pesquisa com células-tronco, um ato que enche de esperança incontáveis pessoas que sofrem de diversos males, tratada como um tesouro pela ciência, mas que ainda provoca a desconfiança da Igreja.

Células-tronco são, de uma forma simplificada, aquelas que dão origem a outros tipos de células. São usadas para recuperar órgãos e tecidos que foram danificados por alguma doença ou trauma. Dentre os quais podemos destacar Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, queimaduras, doenças do coração, diabetes.

Tais células podem ser retiradas de duas formas, adultas ou embrionárias, esta última a causa da discórdia entre Igreja e Ciência. As adultas podem ser retiradas do sangue, do fígado, da medula óssea, da placenta, cordão umbilical entre outros. Mas as embrionárias são retiradas do embrião humano e são consideradas pluripotentes, ou seja, podem produzir todos os tipos de célula do embrião.

A Igreja Católica, principal instituição contra esse tipo de pesquisa, juntamente com outros seguimentos religiosos, condena a pesquisa com células embrionárias por considerar o embrião um ser humano desde a fecundação, sendo assim fere a ética católica, da mesma forma que condena o aborto, pois destrói o embrião.

Diversas correntes científicas e até religiosas consideram que a vida surge num momento posterior a da gestação. Uma vez que a morte é considerada quando o cérebro para de funcionar, a vida deve-se ao início das atividades cerebrais no ser humano.

A partir do momento da fecundação, que ocorre nas trompas, as células passam a se multiplicar, sem nenhuma diferenciação ou “especialização”. Nesse período de multiplicação celular, o embrião se desloca ao útero (nidação) para fixar-se e a partir daí se desenvolver. Neste período de deslocamento, que dura cerca de 4 até 15 dias é que podem ser retiradas as células (tronco) – as pesquisas são realizadas por fertilização in vitro. Após a fixação no útero, o embrião desenvolve o tubo neural, que é a estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal.

Apesar de todos os protestos da Igreja Católica, em diversos países a pesquisa com células-tronco é permitida, inclusive no Brasil, mas com ressalvas, só são permitidas para fins de pesquisa e terapia desde que sejam embriões inviáveis ou congelados a mais de 3 anos e com o consentimento dos pais.

Como dito anteriormente, incontáveis pessoas têm esperança com essas pesquisas, e aguardam um final com benefícios para a humanidade como outros casos entre ética, fé e Ciência tiveram “rixas”, como exemplo, os transplantes de órgãos não eram bem vistos pela sociedade e até hoje não são aceitos por algumas religiões, a fertilização artificial também é outro caso que sempre gerou polêmica, pois alguns segmentos defendem uma concepção natural, já que os embriões são “escolhidos”.

Autor: E. Júnior


“ESTA É UMA CONTRIBUIÇÃO DO E.JUNIOR E TALVEZ NÃO REFLITA, NO TODO OU EM PARTE, OS PENSAMENTOS CONTIDOS NO BLOG kuryusthelord”

Anúncios

8 Respostas para “Células tronco x Igreja

  1. A inteligencia vem ser humano .Mas a sabedoria vem de Deus.Porque não acreditar na cura atraves de Jesus Cristo? Se a palava de Deus nos assegura dessa certeza! Tenhamos fé e seremos curados da nossas infermidades.

  2. cientista jamais tera um dor de curar se deus não o permitir

  3. Você mulher? Quando engravida acha que seu filho só é um ser humano quando é feto ou quando é feita a fecundação? Celulas troncos quando retirada de algo que não vai ser utilizado ou melhor virar nós mesmos então sim é bem vinda caso contrário acho um crime.

  4. Acura será pelas mãos dos ciêntistas sim… Mais pelo Dom que Deus consedeu a eles não esqueça disso. Que está contra são pessoas q dizem Não em de Deus… Mais não são Deus e nunca serão pq Deus eh um só…

  5. Essa polêmica é realmente lamentável. No entanto, Deus não tem nada a ver com as idiotices da humanidade, muito menos com suas crendices. Ele nos deu uma inteligência e espera que a usemos para nosso benefício e não para inventar uma religião e, em nome dela, cometer barbáries. As inúmeras religiões são resultado de mentes absolutamente vazias de Deus. Porque quem pratica a Sua Palavra jamais cometerá atrocidades contra o seu próximo como, por exemplo, impedir que se busque a cura para males tão cruéis como esses elencados na postagem.
    Portanto, não confundam Deus com as religiões inventadas pelos homens.

  6. Porque a igreja é contra? A logica é muito simples: quanto mais doentes, mais fieis!!!

    Ja não chega o atraso tecnologico de 1200 anos causado pela “Maldita” Inquisição. Se não fosse pela “Santa” Igreja, hoje cancer, aids e outras doenças mortais seriam curadas com um remedinho de farmacia que nem de receita precisaria! Milhoes de pessoas seriam salvas!!!

    “Mas ai pra que precisariamos de um Deus, de uma Igreja, de um padre/pasto… ”

    A esperança é que um dia a humanidade acorde pra realidade e saia desse conto de fadas furado que chamam de religião!!!

  7. No dia em que Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, queimaduras, doenças do coração, diabetes, Leusemia e etc forem curadas, pode ter certeza, nela estará a mão de cientistas e não de um deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s