Galeria

O Dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou determinado que, o dia 8 de março passaria a ser comemorado como o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Assim, desde esta data se mantém um dia especial dedicado a luta pelo reconhecimento dos direitos fundamentais das mulheres. E, principalmente acabar com a violência e as persistentes desigualdades de que são vitimadas. Embora tímido, mas já apresenta resultados positivos, são as políticas sociais voltadas para o crescimento e desenvolvimento da mulher. Programas para formação profissional e educacional, para aquelas que infelizmente não tiveram a oportunidade de concluir normalmente seus estudos. E outro que possibilita maiores esclarecimentos quanto à questão da Saúde da Mulher, como a prevenção de DST’s e HIV.

Com toda certeza os resultados serão benéficos para o sistema das políticas públicas e para a sociedade em geral, diminuindo a taxa de mortalidade infanto-juvenil. Pois, independente da classe social e econômica em que a população está inserida, a educação e a saúde é o alicerce do desenvolvimento de uma nação.

Fonte: Portal Girassol


Anúncios

2 Respostas para “O Dia Internacional da Mulher

  1. Como foi bom passar pela blogosfera nessa data e poder ver a homenagem dos homens a todas nós.
    Meu Expedito também fez uma linda homenagem a mim que deixoume emocionada.
    Grata pela lembrança nesse dia especial a todas nós.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s